Redação
Os primeiros 100 dias do governo do prefeito Hugo Luiz à frente de Alfredo Chaves foram marcados por desafios e avanços significativos. Herdando uma administração desorganizada, com veículos e máquinas sucateados, prédios públicos com infiltrações e desorganização interna, a nova gestão não se intimidou diante das dificuldades. Com muito trabalho e determinação, a equipe municipal iniciou uma verdadeira reconstrução da cidade, trazendo transparência e eficiência para a administração pública.
Foram avanços em várias áreas nesses 100 primeiros dias. A entrega definitiva das 30 unidades habitacionais foi realizada, após intenso trabalho para conclusão das pendências herdadas. O projeto Campeões do Futuro foi retomado em quatro modalidades esportivas: futebol, handebol, voleibol e soçaite.
Avanços na infraestrutura e mobilidade. Um dos principais desafios enfrentados foi a precariedade das estradas do interior, que estavam sem manutenção. Em resposta, a prefeitura promoveu a recuperação de diversas vias, garantindo melhor acesso e segurança para os produtores rurais e moradores. Além disso, iniciou a construção de pontes e bueiros essenciais para a mobilidade e escoamento da produção.
Investimentos na Saúde. A área da saúde também recebeu atenção especial. A administração municipal firmou parcerias com o Estado para a implantação da telemedicina, garantindo consultas especializadas sem que os pacientes precisem se deslocar para outras cidades. Além disso, foi realizado um mutirão de oftalmologia, beneficiando 200 moradores. Para melhorar a estrutura da rede de atendimento, todas as unidades de saúde foram visitadas para a elaboração de um planejamento de reformas e novas construções no interior. Uma nova equipe de Saúde da Família (ESF) foi implantada na Sede, em abril, para agilizar os serviços prestados.
Educação Mais Perto da Comunidade. Demonstrando compromisso com a educação, o prefeito Hugo Luiz tem visitado todas as unidades escolares, conversando com alunos e professores para entender suas demandas e buscar melhorias. O investimento também se reflete na alimentação escolar, com a aquisição de produtos da agricultura familiar, beneficiando a alimentação escolar. A educação reiniciou o projeto PReparatec, que vem atendendo alunos do oitavo e nono ano. Foram realizados pequenos reparos nas unidades educacionais: Ana Araújo, Felipe Módolo, Vila Nova do Ribeirão e São Martinho. Reajuste salarial de 6,27% para o magistério. Ainda, – realizou a entrega e recarga do cartões do Programa Material Escolar, beneficiando 1.955 alunos e injetando R$ 290 mil na economia local.
Turismo e cultura em destaque. Para fortalecer o setor turístico, a Prefeitura retomou a gestão do Parque da Cachoeira de Matilde e iniciou a revitalização da Praça Colombo Guardia. O Carnaval 2025 também trouxe novidades, com uma estrutura melhor na sede e mais atenção às festividades em Matilde. A Secretaria de Turismo passou por melhorias estruturais e ganhou uma nova identidade visual, valorizando a cultura e as potencialidades turísticas do município. Ainda, vem fortemente divulgando as potencialidades turísticas.
Limpeza e sustentabilidade. A gestão também avançou na organização urbana, criando um roteiro e divulgando o cronograma da coleta de entulhos. Mutirões de limpeza estão sendo realizados na sede e no interior, garantindo mais qualidade de vida para a população.
Valorizando o servidor. Outra importante conquista foi a inclusão do tíquete-alimentação na folha de pagamento dos servidores.
Apoio ao Produtor Rural. Na agricultura, um novo programa disponibiliza dois técnicos para atender diretamente os produtores, garantindo suporte técnico e incentivos. Além disso, foi firmada uma parceria com a Assembleia Legislativa para implantação do projeto “Novos Cultivares”, promovendo inovação no setor agropecuário local.
Assistência Social Fortalecida. Na área social, a prefeitura está em busca de recursos para a construção da sede própria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende crianças e adolescentes. Também está finalizando, junto ao Estado, o processo para transformar o Tororoma num espaço para atividades para os idosos. A Secretaria também investe na compra de alimentos direto da agricultura familiar para atender famílias em vulnerabilidade social e as entidades: Casa Lar Aconchego do Idoso, Associação Pestalozzi e SCFV.
Gestão presente e participativa. Com uma atuação próxima e participativa, o prefeito Hugo Luiz tem acompanhado de perto todas as secretarias, ouvindo as demandas da população e garantindo que as mudanças aconteçam de forma eficiente. Os primeiros 100 dias mostram uma administração comprometida com o desenvolvimento de Alfredo Chaves, trazendo melhorias significativas e preparando o município para um futuro ainda mais promissor.