sábado,
04 de janeiro de 2025

Saúde

Casos de judicialização na Saúde têm queda em Cachoeiro

Representantes da administração pública, da sociedade civil, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública participaram nesta terça-feira (13) de um fórum sobre judicialização da Saúde no município de Cachoeiro.

 

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no auditório do Centro Universitário São Camilo, com o objetivo de estimular o diálogo sobre as questões em torno do acionamento da Justiça, por pacientes, para obtenção de acesso a medicamentos ou tratamentos não disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Durante o encontro, cada setor representado fez apresentações relacionadas ao assunto. Foram abordados temas como o financiamento e a regulação no SUS, “O olhar do juiz sobre o SUS” e “O Município como gestor do SUS”. Ao fim, foi formada uma mesa-redonda, para aprofundamento do debate. 

 

Dados apresentados no evento apontam que o número de processos judiciais envolvendo a saúde pública e privada no Brasil aumentou 743% de 2011 a 2017. De 2016 para 2017, o salto foi de 32%. 

 

Já em Cachoeiro, a tendência na rede municipal de saúde é de queda. De acordo com a Semus, os casos de judicialização caíram 45% neste ano, na comparação com 2017. 

 

"Esse é o resultado das diversas medidas que estamos adotando com a finalidade de reduzir o número de ações judiciais e seu impacto no funcionamento da rede pública. A realização desse fórum reforça as iniciativas nesse sentido e foi muito importante para o estreitamento das relações entre as partes envolvidas no contexto da judicialização”, avalia a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

 

Outros pontos debatidos no evento foram o subfinanciamento do SUS e os altos custos de tratamentos e medicamentos conseguidos via determinações judiciais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro