quarta-feira,
15 de janeiro de 2025

Saúde

CAPS Cachoeiro distribui medicamentos para mais de 100 usuários da unidade

Foto: Sesa

 

Redação

 

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) iniciou, nessa segunda-feira (17), a dispensação de medicamentos de alto custo aos usuários na própria unidade. A iniciativa faz parte da parceria com a Farmácia Cidadã Estadual do mesmo município e irá beneficiar, por tempo indeterminado, 110 pacientes que realizam atendimentos periódicos na instituição.

 

Ao todo são seis tipos de medicamentos. O objetivo é facilitar o acesso às medicações e diminuir o risco de contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19). O coordenador da unidade, Lincoln Carlos Macedo, explica que a ação permite que a equipe multidisciplinar do CAPS tenha maior controle dos tratamentos submetidos aos usuários e lhe garante maior apoio aos mesmos.

 

“A nossa equipe observou a dificuldade de acesso dos usuários aos medicamentos, devido à vulnerabilidade social e falta de suporte familiar. Com a distribuição na própria unidade, facilita a nossa supervisão aos tratamentos e proporciona maior resolutividade da assistência farmacêutica. Além disso, diminui o gasto com transportes, o número de pessoas nas unidades farmacêuticas e, consequentemente, o risco de contaminação pelo Covid-19”, destacou.

 

O superintendente da região, José Maria Justo, destaca que essa nova ação garante maior auxílio à população e facilita a continuidade do tratamento de forma oportuna. “É mais uma iniciativa da Sesa que visa a qualificar, facilitar e agilizar o acesso do usuário do Sistema Único de Saúde aos serviços ofertados, garantindo cada dia mais a assistência”.

 

A retirada dos medicamentos será realizada de acordo com os protocolos seguidos pela Farmácia Cidadã. O usuário ou o familiar será orientado pelos servidores do CAPS quanto aos formulários necessários para abertura do processo e posteriormente deve procurar a farmácia para realizar o cadastro no local. Após a conclusão do procedimento, basta apresentar a receita e documentação para aquisição dos remédios.

 

Para Cecília de Aguiar Cestari, usuária da unidade, além de facilitar o tratamento o novo método garante mais segurança para todos que necessitam desse serviço. “Eu achei ótimo conseguir pegar meus medicamentos aqui no CAPS. Como já fazemos o tratamento no local e conhecemos todo mundo, não preciso ficar me deslocando e pegando ônibus para outros lugares. É muito mais confortável e seguro”, garantiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro