domingo,
05 de janeiro de 2025

Polícia

Cão policial Wookie é aposentado após oito anos de atuação na PCES

Foto: PCES

 

Redação

 

O cão Wookie, que atuava na Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), foi aposentado na última sexta-feira (16). Ele atuava na instituição há oito anos e, com seu faro apurado e obediência, colaborou para a apreensão de drogas em diversas operações policiais.

 

Os cães policiais são aposentados após oito a dez anos de idade. Wookie chegou à Instituição com dois meses de vida, por meio de doação. Logo que entrou, foram realizados vários testes, que constataram seu potencial.

 

O agente de polícia e médico veterinário Jorge Morgado Neto foi o responsável pelo adestramento, socialização e treinamento do animal nesse período. Ele explica que Wookie é excepcional e sempre demonstrou habilidade, obediência e subordinação e tais características ajudam a realizar um bom trabalho.

 

Nesses anos de trabalho, Wookie participou de diversas operações policiais e se destacou por conseguir detectar entorpecentes em locais improváveis. O adestrador destacou uma operação no município de Venda Nova do Imigrante, com um terreno grande. O cão conseguiu detectar a droga que estava enterrada, obtendo êxito em apreender 375 pedras de crack. Em outra ação, na cidade de Anchieta, Wookie indicou em um quarto e jogou no chão 1.700 comprimidos de ecstasy, carga avaliada entre 50 e 80 mil reais.

 

Além do trabalho de detecção, o cão ainda participou ao lado do seu adestrador, do Projeto “Patrulha Canina”, que consiste em apresentar o trabalho do cão policial nas escolas, para crianças da faixa etária de dois a 12 anos.

 

Treinamento

 

Cães que atuam na detecção de drogas são treinados desde os primeiros meses de vida até estarem aptos a atuar nas operações policiais.

 

Até estar apto para o trabalho, os cães policiais passam por um período de adaptação ao ambiente, quando são levados a vários lugares para se adaptar com barulho, movimento e água. Ainda, faz parte do treinamento estímulo de caça, em que são apresentados odores de drogas como crack, maconha e cocaína, com o objetivo que eles façam a detecção e indiquem em qual local o material está escondido.

 

Aposentado, Wookie foi doado e está sob os cuidados de um policial da Core que seguirá aproveitando seu merecido descanso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Polícia Civil faz operação contra crimes cibernéticos em Domingos Martins e Vitória

Polícia

Caso do taxista de Venda Nova: polícia diz que crime pode ter sido roubo seguido de morte

Polícia

“Natal na cadeia”: Polícia apreende drogas e prende cinco pessoas durante operação em Castelo

Polícia

Duas pessoas são presas por tráfico de drogas após denúncia anônima em Marechal Floriano

Polícia

“A casa caiu na Região Serrana”: GAECO deflagra Operação Caixa de Pandora

Polícia

Polícia Civil prende casal suspeito de assassinar pedreiro em Piúma

Polícia

Polícia Civil prende suspeito de abusar da filha em Santa Maria de Jetibá

Polícia

Reviravolta: Investigação de casal encontrado morto em apartamento em Castelo, trata-se de feminicídio seguido de suicídio, afirma a polícia