Por Eduardo Antunes
A nova configuração da Câmara Municipal de Marechal Floriano traz algumas mudanças estruturais, que ampliam o debate político do município, uma vez que agora, são onze representantes da população para tomar as decisões na arena de apreciação das proposições que vão orientar o funcionamento da máquina pública e valores a serem arrecadados e empenhados em serviços à população.
O novo presidente, Juarez Xavier (PRD) traz a experiência de quatro mandatos no Legislativo e tendo ocupado a presidência por duas ocasiões. Para Xavier, a Casa deve trabalhar em harmonia e de forma saudável com relação às diferenças políticas e no trato com o Poder Executivo.
A nova Mesa Diretora também é composta pelos vereadores: Cezinha Ronchi (PP – vice-presidente); Vaninho Stein (Podemos – secretário); Coquinho (PSB – 2º vice-presidente) e Diogo Endlich (Podemos – 2º secretário). A gestão do Legislativo tem a duração de dois anos, podendo ser reeleita por mais um biênio.
A chapa de Juarez foi eleita por unanimidade, pois em articulação com os vereadores eleitos em outubro passado, o parlamentar arregimentou para seu grupo, outros seis parlamentares. O ‘G-7 de Juarez’ mostrou força, lealdade e união durante todo o período que antecedeu a votação para a direção da Casa.
Após ter tomado posse, e em Sessão para eleger o comando do Legislativo, o G-7 teve a adesão dos demais vereadores, que optaram pela harmonia entre os pares e Xavier reconheceu a atitude dos colegas, em seu primeiro discurso como presidente eleito da Câmara Municipal.

Questionado pela reportagem sobre qual a perspectiva com relação ao Poder Executivo, o presidente da Câmara afirmou que sempre é tempo de renovação das esperanças e expectativas. Juarez pondera que os parlamentares serão parceiros e estarão dispostos a dar retorno em tempo recorde às demandas da prefeitura, que chegarem para atender aos anseios da população.
Porém, ele pontuou que aguarda a mesma boa vontade e proatividade, por parte do Executivo, para atender às demandas levantadas nas bases pelos vereadores, que são aqueles que estão mais próximos ao cidadão.
O novo presidente é reconhecido pelo eleitorado e pelo meio político, como alguém que faz política séria, com franqueza e cumprir sua palavra é questão de honra. Antes da vida pública, Juarez Xavier foi policial militar e investigador de polícia. Durante sua atuação pelo setor público, ocupou cargos de nível executivo, sendo diretor da Ciretran no município e, durante o último mandato, se afastou da Câmara, para ser secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, onde foi referência na resolução de entrave na liberação de documentação, implantando o sistema atual, que é recordista em prazo de entrega de licença ambiental e outros documentos em trâmite na secretaria.