sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Política

Câmara aprova punição para golpes cometidos por meio de redes sociais

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

 

Redação

 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece punição para quem aplica golpes por meio das redes sociais. A pena será maior quando a vítima é idosa ou parte de uma relação amorosa.

 

A proposta aprovada, que segue para o Senado, é o substitutivo do relator, deputado Subtenente Gonzaga (PSD-MG), ao Projeto de Lei 4229/15, do ex-deputado Marcelo Belinati (PR).

 

Gonzaga propôs a alteração do Código Penal para incluir novas hipóteses do crime de estelionato, que é a busca de vantagem por meio de fraudes que induzam a vítima a erro: estelionato emocional, fraude eletrônica, estelionato contra idoso ou vulnerável.

 

Ele afirmou que o crime de estelionato foi potencializado pela internet e as novas interações por meio de redes sociais e outros aplicativos. “O criminoso utiliza-se da facilidade do meio virtual para enganar suas vítimas, o que enseja um agravamento da reprimenda a ser imposta nesses casos”, disse o relator.

 

Novos crimes

 

Pelo texto aprovado, o estelionato emocional ocorre se a vítima entregar bens ou valores como parte de uma relação afetiva. O criminoso poderá ser enquadrado como estelionatário e estará sujeito à pena de 1 a 5 anos.

 

A pena será de 4 a 8 anos no caso de fraude eletrônica com uso de informações fornecidas pela vítima ou terceiros por meio de contatos nas redes sociais, telefones ou e-mail. Os golpes aplicados por clonagem de aplicativos serão punidos com a mesma pena.

 

A pena será o triplo se a vítima for idosa ou pessoa vulnerável, crime que será incluído ainda no rol dos crimes hediondos (Lei 8.072/90).

 

A proposta também cria novos agravantes para o estelionato: a pena será ampliada pela metade se o prejuízo for de grande quantia; e aumentada em até 2/3 se o criminoso se utilizar de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Marechal Floriano: Lidiney Gobbi faz anúncio de seu primeiro secretário – Jarbas Rocha traz experiência e já tem torneio com times de três estados programado para janeiro

Política

Paulo Cola anuncia Carina Prado como Secretária de Meio Ambiente no novo governo em Piúma

Política

Após vexame, Victor Coelho (PSB) acata pedido de Ferraço e envia para Câmara projeto para adiar aumento do IPTU em Cachoeiro

Política

Morte de menino agredido em escola de Ibatiba revolta deputados, e o presidente da Ales, Marcelo Santos, diz que o bullying de fato mata

Política

Eleitos e suplentes nas eleições de Marechal Floriano são diplomados

Política

Gestão Cacau Lorenzoni IV tem contas de 2021 e 2022 aprovadas por unanimidade na Câmara de Marechal

Política

Prefeito eleito mais jovem do ES, Hugo Luiz anuncia novos nomes de secretários de sua gestão em Alfredo Chaves

Política

Após votação expressiva na eleição para prefeito de Marechal, Felipe Delpuppo vê seu capital político se multiplicar e cogita pré-candidatura para deputado estadual, em 2026