O município de Santa Maria de Jetibá recebe, nesta terça-feira (10), a oficina de trabalho do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o Pedeag 3, que abordará o cenário do morango na região. O encontro com as entidades e instituições ligadas ao setor acontece, às 15 horas, na Subprefeitura de Santa Maria de Jetibá.
O cultivo do morango é uma atividade de grande importância social e econômica para o Espírito Santo. A cultura gera cerca de 35 toneladas por hectare ao ano, rendendo cerca de R$ 63 milhões. Os municípios que se destacam no plantio são: Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Castelo e Afonso Cláudio.
O morango é rico em vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio e sódio. É um excelente antioxidante, o que contribui para o tratamento de problemas do aparelho digestivo como a gastrite. O consumo do morango evita hemorragias e a fragilidade dos ossos, além de ajudar na cicatrização. O morango ainda age contra infecções e contribui para evitar problemas de pele e do sistema nervoso