segunda-feira,
28 de abril de 2025

Geral

Cachoeira do Caiado de Vargem Alta vai virar Parque Municipal

Alessandro de Paula/Notícia Capixaba

Famoso ponto turístico de Vargem Alta, a Cachoeira do Caiado vai ser transformada num parque municipal. A prefeitura está preparando decreto, que também precisa ser aprovado pela Câmara Municipal.

O processo de criação do parque começou com audiência no dia 13. Hoje (27), haverá o segundo encontro às 19 horas no Plenário da Câmara Municipal, no centro da cidade.

A cachoeira e a área no entorno, no total de 53.520 metros quadrados, era particular, mas foi desapropriado no ano passado e passou a ser de propriedade do município.

Com acesso pela rodovia ES-375, a Cachoeira do Caiado está situada a oito quilômetros da sede de Vargem Alta. O local é muito procurado devido, principalmente, à queda d’água principal de 15 metros de altura que forma uma espécie de praia pluvial.

Possui outra cachoeira a 200 metros que dá para alcançar passando por uma trilha no meio da mata. Pela proposta do município, a unidade passará a ser chamada Parque Municipal Natural da Cachoeira do Caiado de Guiomar.

O prefeito João Bosco Dias informou que o município, durante processo de desapropriação, pagou R$ 400 mil pela área e já recebeu documento de posse.

GEDC3850

Ele explicou que a região está situada a cachoeira tem vocação para o agroturismo e o turismo de aventura. “É um região com muito verde, água. Tem uma reserva particular do patrimônio natural (RPPN) próximo”, defendeu.

Segundo ele, a proposta é preparar a estrutura do local para receber os visitantes, como portal e uma estrada parque. “Podemos desenvolver na região rapel, trilhas e outras atividades turísticas”, explicou.

A ideia do prefeito é que após a instituição do parque, a área seja administrada pela comunidade, por meio de cooperativa ou associação.

Proprietário da RPPN Mata da Serra e presidente da ONG Caminhadas e Trilhas, João Luiz Madureira, disse que não só apoia a proposta do município, como ainda defende a ampliação da área de conservação.

“Temos a linha do trem, a parte histórica de Guiomar, nossa RPPN e outra próxima dali a ser criada. Então o parque vai incentivar o trabalho de conservação e impulsionar o turismo. Todos só têm a ganhar. A medida também pode ajudar a melhorar a qualidade das águas do Rio Novo”, disse Madureira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Luto: Morre Ivo Canal, grande liderança de Marechal Floriano

Geral

Procon-ES alerta aposentados sobre descontos indevidos nos benefícios do INSS

Geral

Agostinho Bastianello, idealizador do presépio de Jaciguá, morre aos 96 anos

Geral

Cachorrinho Caramelo Encanta Fiéis Durante Encenação da Paixão de Cristo em Venda Nova

Geral

“Não haverá derrubada de moradias”, esclarece a prefeitura de Marataízes sobre ação no Pontal da Barra

Geral

Primeira Ótica de Areinha, Viana, é inaugurada!

Geral

Compromisso com quem mais precisa: SEMDES registra mais de 15 mil atendimentos nos 100 primeiros dias de governo em Cachoeiro

Geral

Levantamento do Tribunal de Contas mostra falhas de órgãos que atendem crianças e adolescentes vítimas de violência no ES