Alessandro de Paula/Notícia Capixaba
Famoso ponto turístico de Vargem Alta, a Cachoeira do Caiado vai ser transformada num parque municipal. A prefeitura está preparando decreto, que também precisa ser aprovado pela Câmara Municipal.
O processo de criação do parque começou com audiência no dia 13. Hoje (27), haverá o segundo encontro às 19 horas no Plenário da Câmara Municipal, no centro da cidade.
A cachoeira e a área no entorno, no total de 53.520 metros quadrados, era particular, mas foi desapropriado no ano passado e passou a ser de propriedade do município.
Com acesso pela rodovia ES-375, a Cachoeira do Caiado está situada a oito quilômetros da sede de Vargem Alta. O local é muito procurado devido, principalmente, à queda d’água principal de 15 metros de altura que forma uma espécie de praia pluvial.
Possui outra cachoeira a 200 metros que dá para alcançar passando por uma trilha no meio da mata. Pela proposta do município, a unidade passará a ser chamada Parque Municipal Natural da Cachoeira do Caiado de Guiomar.
O prefeito João Bosco Dias informou que o município, durante processo de desapropriação, pagou R$ 400 mil pela área e já recebeu documento de posse.
Ele explicou que a região está situada a cachoeira tem vocação para o agroturismo e o turismo de aventura. “É um região com muito verde, água. Tem uma reserva particular do patrimônio natural (RPPN) próximo”, defendeu.
Segundo ele, a proposta é preparar a estrutura do local para receber os visitantes, como portal e uma estrada parque. “Podemos desenvolver na região rapel, trilhas e outras atividades turísticas”, explicou.
A ideia do prefeito é que após a instituição do parque, a área seja administrada pela comunidade, por meio de cooperativa ou associação.
Proprietário da RPPN Mata da Serra e presidente da ONG Caminhadas e Trilhas, João Luiz Madureira, disse que não só apoia a proposta do município, como ainda defende a ampliação da área de conservação.
“Temos a linha do trem, a parte histórica de Guiomar, nossa RPPN e outra próxima dali a ser criada. Então o parque vai incentivar o trabalho de conservação e impulsionar o turismo. Todos só têm a ganhar. A medida também pode ajudar a melhorar a qualidade das águas do Rio Novo”, disse Madureira.