Thadeu Orletti – orletti10@gmail.com
“Título foi conquistado na disputa de pênaltis”.
Conforme muitos previam, a decisão foi mesmo equilibrada, como novo empate entre os finalistas, o campeão comunitário de Vargem Alta foi conhecido na disputa de pênaltis. O Beira Rio tinha todos os seus atletas a disposição, enquanto o Castelinho estava desfalcado do zagueiro Tande e do volante Francisco, ambos por lesão.
Durante os 90 minutos, novamente as equipes de Beira Rio e Castelinho tiveram nas bolas paradas as melhores chances. Odenir pelo Beira Rio e Branco pelo Castelinho eram os protagonistas dos lances de bola parada, já que as duas equipes marcavam forte e isso atrapalhava a criação de jogadas.
No final do 1º tempo, o Beira Rio abriu o placar numa trama que começou em uma cobrança de falta que Odenir cobrou dando belo passe no lado esquerdo do ataque para Douglas que cruzou a bola no segundo pau, a zaga do Castelinho ficou olhando e o lateral Manoel, como elemento surpresa, escorou de cabeça, sem chances para Nei. Beira Rio 1 x 0.
Na etapa complementar, o Castelinho procurou uma postura mais ofensiva, mas a marcação do Beira Rio não permitia que a bola chegasse aos atacantes em condições de empatar a partida. De tanto insistir, a pressão surtiu efeito. Alan recebeu bola em profundidade na esquerda e cruzou para Batata, que chegou livre para empatar a partida. 1 x 1.
Aos 32 do 2º tempo, um lance polêmico. A zaga do Castelinho afastou cruzamento do ataque do Beira Rio, Fabinho pegou a sobra e alçou a bola a área, que acabou encontrando o fundo da rede. Era o 2º gol do Beira Rio, mas o auxiliar levantou a bandeira enquanto a bola viajava, apontando impedimento do ataque do Beira Rio, atrapalhando o goleiro Nei, entretanto, quando a bola entrou, o auxiliar abaixou a bandeira e correu para o meio, validando o gol. A equipe do Castelinho foi para a pressão e o árbitro confirmou a marcação de impedimento no lance, aí quem reclamou foi o Beira Rio. Resultado: o trio de arbitragem foi para os vestiários e a partida ficou interrompida por 18 minutos. Nesse intervalo os ânimos foram se acalmando e o bom senso prevaleceu. A arbitragem e as equipes voltaram a campo e a partida teve sequencia, mas com poucas chances e a decisão se encaminhou para as penalidades.
Na decisão por pênaltis, a tensão tomou conta das duas equipes. O Beira Rio abriu a série com Uilian marcando, pelo Castelinho, Neto acertou a trave esquerda de Regi. Em seguida, Coreca bateu mal e Nei defendeu, a arbitragem mandou voltar a cobrança e Coreca novamente parou nas mãos de Nei. Branco marcou e empatou a disputa. Odenir converteu sua cobrança e Flavio acertou a trave. Beira Rio em vantagem, Lucas chita para fora e Alan converte, empatando novamente. Fechando a série de 5 cobranças, Juninho marcou para o Beira Rio e Elson marcou para o Castelinho.
Nas cobranças alternadas, o zagueiro Fábio Zucolotto bateu no travessão, Batata foi para a bola com a chance de definir a fatura, mas também acertou o travessão. Pelo Beira Rio, Douglas isola a bola. Novamente a chance da definição está com o Castelinho, nos pés do experiente Tonho, que para nas mãos de Regi. Edgar vai para a bola e marca, o Castelinho tem que fazer para continuar na disputa, mas Bruno joga por cima do gol e o Beira Rio solta o grito de campeão.
A torcida entrou em campo e a festa rolou com muitos fogos e a tradicional oração no centro do gramado.
Em seguida, na entrega da premiação, o novo presidente da Liga Sebastião Zanelato disse que chegou para somar e que a diretoria da Liga será composta por pessoas de Vargem Alta, falou ainda que em breve as equipes serão chamadas para uma reunião. O presidente Sebastião Luiz (Teixeira) entregou sua gestão agradecendo a participação de todas as equipes e lamentou os erros cometidos dizendo que “ninguém é 100%” e por fim parabenizou as equipes finalistas.
•CAMPEÃO – BEIRA RIO (Invicto. Em 11 jogos, 8 vitórias e 3 empates)
•VICE-CAMPEÃO – CASTELINHO
•DISCIPLINA – POMBAL
•MELHOR GOLEIRO – REGI – BEIRA RIO
•ARTILHEIRO – UILIAN – BEIRA RIO – 12 GOLS