Alessandro de Paula/Notícia Capixaba.
A Polícia Civil informou que o bebê encontrado morto dentro do vaso sanitário no pronto-atendimento Otacílio do Carmo, em Vargem Alta, já havia morrido ao sair da barriga da mãe.
“O laudo cadavérico do Instituto Médico Legal (IML) aponta que a criança não respirou ao nascer. Ou melhor, o menino não morreu em decorrência de ter ficado no vaso”, explicou a delegada de Vargem Alta, Edilma de Oliveira.
A criança foi encontrada por enfermeiros da unidade de saúde na tarde de segunda-feira. Médicos tentaram reanimá-la, mas não conseguiram salvar o bebê. A mãe de 29 anos chegou ao posto reclamando de dores abdominais.
De acordo com a delegada, a mulher foi ouvida na Santa Casa, onde foi internada, e afirmou que não sabia que estava grávida. Afirmou que não teve enjoo, não engordou e nem possuía outro sintoma de gravidez.
Quanto às dores abdominais, começaram no dia 3 e pioraram na segunda. Ao conversar com o médico, o especialista detectou a gravidez e iniciou sua transferência para maternidade em Cachoeiro.
Nesse tempo, a mulher foi ao banheiro. Foi quando sentiu que algo saiu de sua vagina. “Ela disse que não viu a criança. No susto, ao perceber o sangue, a mulher teria puxado o cordão umbilical”, destacou a delegada.
O caso, segundo Edilma, continua sendo investigado para ver se houve algum crime.