sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

Ave rara atrai turistas estrangeiros na Região Serrana

Uma ave rara e que só é encontrada no Espírito Santo é o novo trunfo do Estado para atrair turistas, dessa vez os interessados em observação de aves, público comum nos Estados Unidos e na Inglaterra. Trata-se da saíra apunhalada, uma avezinha de cerca de 10 centímetros que foi vista pela primeira vez em 1870 e, em seguida, mais de 70 anos depois, na década de 1940. Ela está ameaçada de extinção.

A saíra apunhalada é encontrada principalmente na Região Serrana do Estado. Seu último registro foi na região entre os parques de Pedra Azul, em Domingos Martins, e do Garrafão, em Vargem Alta. Também há registros em Santa Teresa, Itarana e na Fazenda Pindobas, em Conceição do Castelo.

Segundo o secretário Estadual de Turismo, José Sales Filho, a intenção é fortalecer o nicho do turismo de observação de aves, com a divulgação por meio de eventos e operadores internacionais. Esses operadores poderão, inclusive, atuar vendendo pacotes turísticos.

A saíra apunhalada tem esse nome por causa de suas manchas vermelhas

“Um turista de praia gasta R$ 46 por dia, já o observador de aves, R$ 500. São turistas que não vêm em massa e o atendimento a eles não é complicado. Já temos estrutura e receptivo. Além disso, eles podem ficar mais tempo que o previsto para fotografar o pássaro”, diz.

Sales destaca ainda que vai ser realizado em outubro o AvistaES, evento que vai reunir observadores de vários locais. No futuro também se pretende transformar a Pedra Azul em patrimônio da humanidade.

Raridade

O biólogo Pedro Develey, da Sociedade de Conservação das Aves do Brasil, destaca que já há conversas com o governo do Estado para a preservação do corredor onde passam as aves. No futuro, elas devem receber radiotransmissores para terem a localização monitorada. “É um patrimônio do Estado, mas também é uma responsabilidade”, destaca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES