As secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) iniciam, nesta semana, uma série de ações para a reorganização da atividade de vendedores ambulantes (ou camelôs) em Cachoeiro. Favorecer as condições de trabalho, segurança e estabilidade desse setor está entre os objetivos.
O primeiro trabalho dessa parceria intersecretarial é o cadastramento desses comerciantes informais em atividade na cidade. É uma espécie de censo para identificar a quantidade e ajudar na formulação de políticas públicas para o segmento, com foco, por exemplo, em qualificação profissional.
O atendimento começou nesta segunda-feira (26) e é realizado na Subsecretaria de Trabalho e Geração de Renda da Semdec, no Museu de Ciência e Tecnologia (rua Moreira, bairro Coronel Borges, ao lado da antiga fábrica de cimento), de segunda a sexta, das 9h às 18h. O prazo vai até o dia 7 de dezembro.
No ato do cadastramento, os ambulantes deverão informar, entre outros dados, CPF, RG e data de nascimento, além de número de celular e e-mail, que serão os meios de contato preferenciais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro, Felipe Macedo, destaca que a etapa do cadastro é fundamental para a realização das próximas ações voltads ao setor, e que, por isso, todos os camelôs devem participar dessa fase.
“O momento será ideal, também, para aqueles que desejam legalizar seus negócios. Eles terão a oportunidade de se tornarem microempreendedores individuais e conhecerem as linhas de financiamento do Nossocrédito. Portanto, esse é um passo fundamental para impulsionar nossa economia dentro de um ambiente em que todos ganharão”, completa o secretário.