Portal Notícia Capixaba.
Em menos de um mês, sete pessoas foram picada de cobra, no município de Vargem Alta, região serrana do Estado. O caso envolvendo picada de cobra foi registrado no Hospital Padre Olívio (HPO), na comunidade de Boa Esperança, distrito de Jaciguá.
Moradores relatam que neste período de verão, as serpentes passaram a ser vistas com mais frequência em pastos e lavouras da região, e vem assustando os agricultores da zona rural do município.
O medo de ser picado por cobras tem deixado agricultores intranquilos. “Nosso maior medo é acordar um dia com um bicho desses dentro de casa ou até mesmo nossos filhos que brincam no terreiro de café acabar sendo atacados”, contaram os agricultores.
O veneno de uma jararaca, cascavel ou coral, pode levar uma pessoa à morte em pouco tempo. Por isso, é importante buscar o socorro o mais rápido possível. E foi o que aconteceu com o agricultor Eduardo Martins.
Ele conta que levou uma picada de uma cobra jararaca no dedo, e foi socorrido nas três primeiras horas depois do ataque para o hospital, onde foi medicado e aplicado o soro antiofídico.
A bióloga Tatiana Gorone explicou que, nesta época do ano é comum o aparecimento deste réptil. Segundo ela, o calor e as altas temperaturas criam condições propícias para o aumento de animais peçonhentos como cobras na área rural, principalmente nas lavouras de café, onde os filhotes têm facilidade em subir nos pés de café e permanecer ali, aumentando os casos de ataques nas mãos e braços quando os agricultores vão colher o café sem luvas de couro.