Foto: Reprodução Notícia Capixaba
Por Eduardo Antunes
Na noite da última terça-feira (05) a Câmara Municipal de Marechal Floriano realizou a 7ª Sessão Ordinária com os parlamentares exercendo sua função constitucional de fiscalização e a busca de soluções para a pandemia que chegou na cidade nos últimos dias, o que ligou o sinal de alerta para os cuidados para evitar a transmissão do novo coronavírus – seguidos por todos em Plenário.
Também houve denúncia protocolada no MP, relato de suposto abuso de autoridade por parte de policiais em comércio e questionamentos pertinentes à administração pública, como recursos de financiamento para a construção de uma policlínica infantil, prometida, mas ainda não executada. Ao final, a Casa informou a mudança de local após prejuízos seguidos provocados, pelas enchentes ocorridas nos últimos meses.
Diony Stein (PRTB) |
O vereador Diony Stein (PRTB) busca informações sobre recursos de um financiamento, realizado junto à Caixa Econômica Federal, para a prometida construção de uma policlínica infantil, no centro da cidade. No Ofício de número 006/2020 é questionado qual montante do valor ainda existe para tal fim e se o município tem previsão para a realização da obra com os recursos do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) do Governo Federal.
Stein reverberou a questão de conciliar saúde com economia, o parlamentar aponta a necessidade de a informação chegar às pessoas e ao comércio, que pode fazer a higiene do local e toda prevenção para poder ficar de portas abertas. Ele sugere que um caminhão faça a higienização de logradouros e locais públicos onde há aglomeração de pessoas.
Maylson Littig (PSB) |
Maylson Littig (PSB) Criticou a situação de estrada vicinal em Boa Esperança, onde foram gastos, segundo ele, cerca de R$ 300 mil para aplicação do material denominado de ‘Revsol’ na via que liga a comunidade à Rodovia ES-470. O problema apontado é a dificuldade em realizar o serviço de tapagem dos buracos no Revsol por conta desse pavimento não aderir a massa de material betuminoso, utilizado para a manutenção de vias.
O socialista também denuncia que donos de bares estão sendo abordados de forma abusiva por alguns policiais militares. Ele exalta o bom serviço prestado pela corporação, porém, é necessário que tal situação não persista, pois recebeu reclamação de comerciante – que até chorou ao relatar que havia sido chamado de ‘vagabundo’ por estar com o estabelecimento aberto e outros proprietários que tiveram as portas chutadas pelos policiais durante a fiscalização pelo isolamento social.
Dodô Krohling (Republicanos) |
Após protocolar, no Ministério Público, denúncia sobre obras com suspeitas de superfaturamento, o vereador Dodô Krohling (Republicanos) afirma que nova denúncia será feita e diz que não aceitará ser coagido.
Dodô relata que há recados passados na rua e direcionados a ele, onde afirmam para o republicano tomar cuidado, mas o vereador diz que não vai se calar e que não tem medo de represália. A empresa tem documentação requerida desde o ano de 2017 pelo parlamentar.
Ubaldino Saraiva (PSDB) |
Ubaldino Saraiva (PSDB) alerta para a gravidade da pandemia de Covid-19, onde afirma que a realidade pode ser bem maior que os casos já descobertos. O vereador conclama para a união de todos para vencer os desafios postos pela doença.
Saraiva solicita ao Executivo que reajuste o valor pago aos servidores públicos em forma de auxílio alimentação, a iluminação pública na Rua Elizabetha Klippel Rupf e, com urgência, a aquisição de testes para a Covid-19, com objetivo de obter dados mais concretos sobre a real quantidade de infectados na cidade.
Renato Werneck (PSDB) |
Renato Werneck (PSDB) pede a regularização das diárias para os motoristas que transportam pacientes até os hospitais localizados na região metropolitana. O tucano fez relato de sua experiência profissional, quando o trabalhador volta tarde do seu deslocamento e precisa pagar alimentação e, para receber o reembolso, não conta com um processo que seja ágil.
No mesmo tema, Werneck ainda enfatiza que os motoristas também precisam pagar estacionamento para os veículos e o pedágio da ponte é preciso ser pago à vista. Sua vontade é que, em Marechal Floriano, seja feito como em outros municípios, onde o valor já acompanha o profissional quando sai de sua base para outras cidades.
João Cabral (PSDB) |
João Cabral (PSDB) solicita um quantitativo maior de testes de Covid-19 para o município e que o chefe do Executivo não faça demissões de servidores públicos nesse momento de crise de na saúde e na economia, onde uma pessoa empregada, às vezes tem mais duas ou três dentro de casa sendo alimentadas com esse salário. O tucano também encaminhou pedido para o recapeamento da Rua Delimar Schunk, finalizando sua ampliação.
Cezinha Ronchi (PSDB) solicitou termômetros com infravermelho nas unidades de saúde do município e, também, que o boletim da Covid-19 contenha o local onde há casos confirmados. O tucano pediu o cascalhamento e construção de bueiro em diversas estradas no interior, entre Rio Fundo e Araguaya, além de coleta de lixo na comunidade de Taquaral, em Rio Fundo.
NOVA SEDE
Devido às fortes chuvas e enchentes na sede do Legislativo, o presidente, João Cabral, informou que, em breve, haverá a mudança de endereço para um local onde não ocorra enchentes e tenha espaço adequado para as dependências do Legislativo e atendimento ao público, como a biblioteca e o Espaço Cidadão – que atende estudantes e outros moradores para pesquisas e impressão de trabalhos escolares e outros.
Após uma pequena reforma, a Câmara foi afetada por dois alagamentos, que a inundaram por quase um metro de altura, onde foi perdida grande parte da mobília e alguns equipamentos e instalações elétricas ficaram comprometidas.
Com o novo local, mais amplo e seguro, o presidente espera melhor acessibilidade para deficientes e facilidade para a população ir ao local, pois será no centro da cidade e próximo a maior quantidade de vagas de estacionamento, além de rampa para o pavimento superior.