Foto: Rael Sérgio
Eduardo Antunes
A tradicional vila italiana de Araguaya está em contagem regressiva para o XIII Encontro da Cultura Italiana. O evento, a ser realizado no próximo final de semana, busca manter as tradições das primeiras famílias imigrantes, que chegaram à região em 1883 e, até hoje, mantêm os traços culturais de sua origem étnica.
A arquitetura, a estação e construções, como a ‘casa do nono’ tornam o distrito de Marechal Floriano, uma espécie de museu em exposição a céu aberto. Por falar em exposição, na vila há quatro museus e uma amostra do que o turista pode conferir em Araguaya, é a bomba de gasolina da família Ronchi.
Bomba de gasolina da família Ronchi: Atração ao ar livre – Foto: Rogéria Guimarães Schneider |
De propriedade de Jacomo Ronchi e seus filhos, Hilton Ezequiel e Jair Ronchi, o equipamento era suporte para a comunidade, onde os antigos moradores abasteciam seus veículos, desde 1961. Após o final de sua operação, foi decidido que seria preservada para a posteridade ter referencial histórico e, agora, é uma das atrações do distrito, onde são tiradas muitas selfies pelos turistas, que visitam o distrito durante todo o ano.
O italiano adora festa e a comunidade de Araguaya dá um show de organização no evento que une as famílias para tornar real a homenagem a seus antepassados. Com início no próximo sábado (06) pela manhã, uma caminhada é o marco inicial dos festejos. O percurso é o mesmo realizado pelos imigrantes, que saíram de Alfredo Chaves. Um ônibus leva os populares até a igreja de São Marcos, na cidade vizinha. De lá refazem a caminhada até Araguaya, onde chegaram os primeiros moradores, em 1883.
Com a chegada na Vila, da ‘Picada do Nonno e da Nonna’, os presentes iniciam os festejos, que terão grupos de danças tradicionais italianas, com suas vestimentas ornamentadas; torneio de bocha, nas categorias, adulto e infantil, muita comida típica e a alegria tradicional dos festejos italianos.
No domingo, haverá uma missa, seguida de almoço, acompanhado de música ao vivo. Mais tarde, várias atrações culturais darão o tom do evento. O morador de Araguaya, Cezar Tadeu Ronchi Junior, falou sobre sua expectativa para o próximo final de semana, quando Araguaya receberá os visitantes novamente, após os festejos ficarem suspensos pelas restrições da pandemia. “Minha expectativa é a melhor possível visando a preservação da gastronomia, tradições e músicas. Será um momento único para as famílias se reencontrarem, como também para os visitantes conhecerem nossos museus e a hospitalidade de nossa vila, fomentando o turismo e a geração emprego e renda”.