Portal Notícia capixaba.
De acordo com tenente Tinoco, do Corpo de Bombeiros Militar de Marechal Floriano, ainda não se sabe, o que pode ter causado as chamas nem qual a real proporção, porém, grandes proporções de hectares de vegetação foram consumidas pelo incêndio que se alastrou pela Mata Atlântica no distrito de Araguaia, Marechal Floriano.
O fogo começou a ser combatido na manhã do último domingo (01) e só foi concluído na manhã desta quarta-feira (04). As dificuldades de combate impostas pelos acessos íngremes, vento forte e vegetação seca foram vencidas com o apoio de 18 militares e 30 voluntários.
Segundo o tenente Tinoco, o combate vinha sendo feito por 18 bombeiros militares, durante um período, e foram revessando-se, através de troca de serviço, além da colaboração de 30 voluntários durante esses quatro dias.
O tenente informou que durante o primeiro dia foi feito um combate principal, e durante esses três dias posteriores, foram realizado um serviço de monitoramento na área afetada.
“As folhas e galhos secos ficam mais propensos nesse período de seca, porque resseca a vegetação, e o calor causa a reignição do fogo, virando um verdadeiro combustível. Com o monitoramento, nossa equipe conseguiu controlar a fumaça, que é uma das propagadoras do incêndio”, explicou.
“Ontem (03), por volta das 19h20min da noite, conseguimos concluir os trabalhos”, completou o tenente Tinoco, do Corpo de Bombeiros Militar de Marechal Floriano.