Eduardo Antunes/Notícia Capixaba.
“Aumento de despesas e desgaste político resultaram em recuo na região serrana”.
Sete dos nove vereadores do município de Marechal Floriano, desistiram de votar a favor do projeto que ampliaria a bancada do Poder Legislativo Municipal de nove para onze parlamentares. Em votação nominal o Plenário decidiu, por unanimidade, rejeitar a proposta.
Cezinha Ronchi (PSDB) justificou que a proposta de ampliação na quantidade de vereadores foi uma decisão coletiva dos colegas de bancada e ele, que exerce a liderança do governo na Casa, foi incumbido de produzir o documento e encaminhá-lo à Mesa Diretora.
A votação ocorreu durante a Sessão Itinerante, realizada em Soído de Baixo na última terça (29). O presidente da Casa, Juarez Xavier (PSD), achou acertada a decisão e agradeceu aos colegas que reveram suas posições.
Xavier promoveu uma Audiência Pública no dia anterior para ouvir a opinião da população sobre o assunto. Além de ressaltar que era contrário desde o início, ele pontuou a pressão popular como o fator principal para que os vereadores revessem suas posições.
“Acho que a mudança ocorreu porque houve o clamor população e nós conseguimos convencer que isso (ampliação da bancada), estaria na contramão da realidade econômica em que passa o país. Sempre fui contrário ao aumento de vagas, o que precisa melhorar é a qualificação dos parlamentares para dar um retorno melhor para a sociedade elaborando melhores projetos”, afirmou Juarez.
O TRE enviou para a Câmara Municipal um ofício informando que devido ao aumento da população da cidade para mais de 15 mil habitantes, de acordo com dados oficiais do IBGE, o Legislativo poderia aumentar o número de representantes para até onze vereadores, o que motivou os parlamentares a proporem a ampliação.