“Nunca é tarde para aprender”. Esse é o lema de uma turma animada, que já passou há muito tempo da idade escolar, mas que não teve vergonha de enfrentar oito meses de curso noturno, para se alfabetizar. Na semana passada, 40 alunos receberam o certificado de conclusão do Projeto de Alfabetização de Adultos “Vivendo e Aprendendo”, que faz parte do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
Olhos atentos, mãos ansiosas, todos aguardavam o grande momento de pegar o certificado e, melhor que isso, entender o que está escrito ali. “Agora consigo ler na igreja e entender o que diz esse certificado. Antes, eu não entendia nada”, diz, orgulhosa, a idosa Guirma Rangel.
Os 40 alunos – com idades acima de 18 anos até mais de 60 anos – fazem parte de cinco turmas de Marechal Floriano: EMEF Araguaya, em Araguaia; CEMEI Maria Knidel Lube, em Santa Maria; EMEF José Aloísio Simom, Betinho Simão; EMEF Elisiário Ferreira Filho, na Sede, e Igreja de Santa Rita, em Santa Rita.
A carga horária das turmas é de 10 horas por semana, divididos em três dias. As aulas acontecem à noite.
“Foi uma parceria de sucesso entre a Prefeitura de Marechal Floriano e a Superintendência da Secretaria de Estado da Educação de Cariacica. O programa só foi efetivado devido ao empenho da prefeitura e, principalmente, da coordenadora Verônica Francisca Monteiro”, destacou Líria das Graças Simões, que coordena o projeto na Superintendência da Sedu de Cariacica, juntamente com Vera Lúcia Soares.
O projeto foi considerado um sucesso e teve o objetivo plenamente alcançado. “Muitos desses alunos não sabiam escrever nem o nome. Não reconheciam o alfabeto e os números. Devido ao esforço dos professores, isso mudou. O sonho de muitos alunos era escrever o próprio nome, tirar habilitação e, como muitos freqüentam igrejas, ler a Bíblia“, afirmou a coordenadora local do PBA, Irani, Delvage da Silva Nalesso.
Verônica Francisca Monteiro frisou que, na avaliação do Estado, o PBA de Marechal Floriano foi o que deu o melhor resultado, devido à organização e o desempenho da equipe pedagógica.Após a entrega dos certificados, os alunos receberam um caderno e participaram de uma confraternização.