Em tempos de economia e de uso consciente da energia elétrica, alunos das escolas municipais de Marechal Floriano receberam um presente. Eles foram beneficiados com a visita da carreta itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas, desenvolvido pela EDP, que é a distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo.
Alunos de 11 estabelecimentos de ensino participaram de palestras, brincadeiras, assistiram a um vídeo em 3D e puderam vivenciar vários experimentos com o uso da energia. Além das atividades lúdicas, o objetivo principal foi passar para os alunos dicas e informações sobre a utilização segura e consciente da energia elétrica.
A preservação do meio ambiente e a sustentabilidade são o foco principal da EDP. Por isso, em um primeiro momento, o projeto trabalha com a capacitação de professores. Em Marechal Floriano, 39 educadores participaram do curso.
Para os educadores que participaram da capacitação e acompanharam os alunos durante a visita do caminhão nas escolas, o projeto é muito importante. Vários professores e alunos participaram das brincadeiras e experimentos dentro do caminhão. Os estudantes aprenderam sobre a importância da energia elétrica e do seu uso consciente.
O projeto Boa Energia nas Escolas é uma parceria entre a Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (ASPE), Secretaria de Estado da Educação (SEDU) e prefeituras.
“A EDP enxerga as crianças e jovens como multiplicadores. Quando uma informação relevante sensibiliza os alunos, eles absorvem e transmitem a mudança para seus familiares. O reflexo é um ciclo que ultrapassa os muros da escola e impacta positivamente os envolvidos com transformação de hábitos e comportamentos”, destaca o gestor Executivo de Distribuição da EDP no Espírito Santo, Marcos Penna.
Ao final da visita, os alunos do 1º ao 5º ano receberam um gibi em formato de história em quadrinhos e uma cartilha, com atividades e passatempos, além de adesivos alusivos aos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como ao consumo consciente de energia.
Por dentro do caminhão
O caminhão da Distribuidora permite às crianças a oportunidade de entender melhor o consumo de energia dentro de casa. A partir de um painel interativo, que mostra os principais equipamentos elétricos e seus respectivos níveis de consumo, é possível trabalhar a importância da utilização consciente da energia e reforçar atitudes simples para reduzir o consumo e, consequentemente, o valor da conta de luz.
Além do painel interativo, outras atividades estão presentes na unidade móvel:
Vídeo 3D – vídeo lúdico educativo demonstrando de forma interativa os caminhos da energia.
Jogo Watts – jogo interativo que aguça a competição entre equipes que precisam tornar sua casa eficiente para ganhar o jogo.
Casa de consumo – um painel com os principais cômodos e eletrodomésticos simulam o consumo de uma residência.
Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que se repelem.
Condutores de Isolantes – mostra que o caminho em um circuito elétrico não precisa ser todo metálico, pois há outros materiais que também permitem a passagem da corrente elétrica.
Globo de Plasma – quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, ela ilumina até a zona em que a mão encosta, pois a pessoa passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está.
Teste de Nervos – o grande desafio é completar o trajeto sem tocar no fio. Ao tocar a argola no fio fecha-se o circuito, acionando uma luz e uma campainha.
Gerador Manual – O estudante gira uma manivela que transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia produzida acende lâmpadas de LED.
Conjunto para Estudo da Transformação da Energia Solar – A célula fotovoltaica capta a energia solar que é transformada em energia elétrica. A energia produzida gira o disco colorido, conhecido como disco de Newton, que, ao girar, produz um efeito visual. O disco fica totalmente branco, sendo explicado pela persistência visual dos nossos olhos.