quinta-feira,
03 de abril de 2025

Educação

Alunos de Conceição do Castelo criam protótipos de semáforos

Redação

Entre os dias 19 de agosto e 07 de outubro, estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizado no município de Conceição do Castelo, participaram de um projeto de robótica aplicada. A iniciativa desafiou os alunos a criarem protótipos de semáforo utilizando o kit Arduino, combinando tecnologia e criatividade em um ambiente que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

Desenvolvida durante a eletiva “Robotilizando”, a ação buscou não somente engajar os estudantes nas áreas de robótica e programação, mas também expandir suas perspectivas para além da sala de aula, mostrando as possibilidades e oportunidades que a tecnologia pode oferecer para o desenvolvimento de projetos de vida.

O professor responsável pela disciplina, Paulo Alexandre Novo, explicou que o projeto teve início com a construção de circuitos no ambiente virtual Tinkercad, permitindo que os estudantes experimentassem e consolidassem conceitos teóricos. Em seguida, os alunos replicaram os circuitos em uma placa Arduino, usando jumpers e LEDs, e programaram o semáforo com a ferramenta de blocos mBlock. Na etapa final, modelaram o semáforo em 3D no Tinkercad, imprimiram o protótipo em uma impressora 3D e integraram o circuito, criando um produto completo.

“O contato com diversos recursos de programação, modelagem e impressão 3D possibilitou que os estudantes ampliassem seu repertório de conhecimentos, preparando-os para as demandas tecnológicas e profissionais do século XXI”, frisou Paulo Alexandre Novo.

A estudante Isabela Oliveira Follis destacou que a experiência prática fortaleceu suas habilidades técnicas. “Pela primeira vez, usei uma impressora 3D e explorei o software de modelagem Tinkercad. Conhecer a placa Arduino e seu papel na automação de projetos foi essencial para meu desenvolvimento e ampliou minha visão sobre os recursos tecnológicos disponíveis, que são essenciais para meu futuro”, ressaltou a aluna.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Educação

Estudante de Alfredo Chaves conquista terceiro lugar em concurso de redação da Polícia Federal

Educação

Estudantes da escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta participam de simulação de eleições

Educação

Escola de Santa Maria de Jetibá recebe professora de universidade alemã

Educação

Banda da Escola Presidente Lüebke marca abertura do evento ‘Agosto Lilás’ em Vargem Alta

Educação

Teatro em escola é destaque como ferramenta pedagógica, e descobrindo talentos em Marechal

Educação

Escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta, desenvolve projeto interdisciplinar de combate à dengue

Educação

Estudantes de cursos técnicos e universitários, de Marechal Floriano, assinam contrato em programa de auxílio financeiro

Educação

Alunos de Piúma vão representar o Estado em evento internacional