Conduzidos pela professora Keila Douro Klein, alunos de uma turma de Educação Infantil da EMPEF Flores Passinato Kuster, em Soído de Baixo, estão desenvolvendo diversas ações relacionadas à “Água”, ao longo dos meses de junho, julho e agosto. Esse é o tema do Programa Agrinho 2015.
A professora vem discutindo e desenvolvendo os trabalhos em sala de aula, com alunos de 4 a 6 anos. “Durante esses três meses, desenvolvemos várias atividades dentro e fora da sala de aula, para nos aprofundar mais sobre esse assunto e pudéssemos entender como podemos contribuir para salvar esse bem tão precioso que temos”, destacou Keila.
Entre as atividades desenvolvidas com os alunos estão o estudo da Cartilha do Programa Agrinho e leituras de clássicos infantis relacionados ao tema como “As Aventuras da Gotinha Dourada”, “A Turma do Bixuxujo” e “O Mundinho Azul”.
Além disso, os estudantes assistiram a vídeos e filmes relacionados à água. Os pequenos também fizeram uma viagem pedagógica à Indústria Água Pedra Azul, onde conheceram toda a empresa e algumas das nascentes fornecedoras de água. Também visitaram a fazenda do senhor Arnaldo Klippel, que produz energia com gerador idealizado e construído por ele há mais de 40 anos.
Lá, os alunos tiveram a oportunidade de ver o moinho de fubá movido à água, além de outros equipamentos como o rebolo (objeto feito com pedra, usado para amolar facas).
Participam do Programa Agrinho alunos de escolas de todo o Estado. Os estudantes, divididos por categorias, enviam desenhos e textos. Depois de uma rigorosa seleção, os selecionados seguem para um dia inteiro de atividades, lanche e almoço, quando são anunciados os vencedores. Este ano, a festa de premiação deve ocorrer no mês de dezembro.