A Escola Família Agrícola São Bento do Chapéu, zona rural de Domingos Martins, desenvolve o projeto prático-pedagógico de plantio de uvas. A iniciativa é mais um dos trabalhos interdisciplinares de inovação desenvolvido na propriedade da unidade de ensino.
No final de 2014, alunos e professores iniciaram o plantio por meio de medidas de área, coleta de terra para análise de solo, abertura das covas, adubação e plantio de porta-enxertos de uva, que foram disponibilizados pela Secretaria.
Em julho deste ano, após as plantas apresentarem bom estado de desenvolvimento, o técnico em agropecuária, Áter Luiz Hand, assessorado pelos agricultores e viticultores Jandir Gratieri de São Bento de Urânia (Alfredo Chaves) e Sidnei Strey da Penha, de Ponto Alto, realizaram os procedimentos práticos de enxertia (fixação de um pedaço do ramo no caule de outro vegetal).
Gratieri ensinou a enxertia por garfagem baixa, prática herdada de seus antepassados. Já Sidnei realizou a técnica de garfagem alta. Estes procedimentos também foram praticados pelos educandos do 9º ano. Grande parte dos alunos, motivados pela iniciativa, já levaram o material para suas propriedades, onde pretendem implantar a cultura e aplicar os conhecimentos adquiridos no manejo do cultivo.
“É notório que a viticultura vem ganhando espaço em nosso município e a escola possibilita esta prática desde a implantação às técnicas de enxertia, poda e condução da planta. Vale ressaltar que foram plantados 60 pés. Nesse sentido, a escola aposta na diversificação das culturas, e com isso, incentiva a implantação da viticultura nas propriedades familiares dos educandos”, disse a diretora Vanilza Entringer Schuck.