Cerca de 20 pessoas – entre elas uma mulher – receberam o certificado de conclusão do curso de “Operador de Retroescavadeira”, na quarta-feira, dia 04 de fevereiro. O curso fez parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), criado pelo Governo Federal. O encerramento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, no período de 10 de novembro do ano passado até o dia 12 de janeiro deste ano, totalizando 160 horas de estudos.
Para a realização do curso, houve uma parceria entre uma parceria entre três secretarias municipais:
Secretaria de Educação, que colaborou cedendo o espaço para realização das aulas teóricas; Secretaria de obras, que cedeu as máquinas utilizadas para as aulas práticas; e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do CRAS, que esteve presente em todas as etapas, dando o suporte necessário aos instrutores, aos coordenadores técnicos e aos alunos do curso.
Marechal Floriano aderiu ao Pronatec em 2014, o que permitiu ao município fazer parte dessa importante proposta. O objetivo do Governo Federal é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no País, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
O curso de “Operador de Retroescavadeira”, em Marechal Floriano, foi uma parceria entre o município e o Governo Federal, por meio do SEST/SENAT de Viana.
As Inscrições aconteceram no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), sob a supervisão da Coordenadora Fabia Ferreira Pereira Pascoal.