“Todas as obras foram escritas pelas atuais integrantes da Academia Feminina Espirito-santense de Letras, a qual faz parte a escritora alfredense, Penha Franzotti”.
Redação
A Academia Feminina Espirito-santense de Letras (AFELS) publicou recentemente o segundo volume da antologia ‘Onde Elas Brilham Mais’, um livro com diversos textos sobre a memória das mulheres que já ocuparam uma cadeira na academia e que contribuíram para a cultura no Estado. Todas as obras foram escritas pelas atuais integrantes da entidade, a qual faz parte a escritora alfredense, Penha Franzotti. O evento de lançamento ocorreu ontem (17), na Biblioteca Municipal de Vitória.
O conjunto, composto por 29 obras literárias, retrata as histórias das mulheres que já ocuparam uma cadeira na academia e que contribuíram para a cultura no Estado. O livro celebra as mulheres que se destacaram com seus pensamentos e deixaram marcas culturais em solo capixaba.
Franzotti escreveu sobre a escritora modernista alfredense, Haydée Nicolussi (1905-1970). Haydée nasceu em Alfredo Chaves, na região de Matilde, foi a primeira escritora modernista do Espírito Santo. Foi poeta, escritora de contos e crônicas, além de tradutora e museóloga.
“Foi de fato um evento carregado de emoção e muita alegria. Todos sintonizados em uma causa linda, que homenageia e reconhece patronas que se encontram em outra dimensão e aquece nosso coração pelo pioneirismo delas na Academia Feminina de Letras, na qual fizeram parte um dia no passado”, descreve Franzotti.
Conheça mais sobre Haydée Nicolussi: https://sites.google.com/view/poetaerevolucionaria/biografia