Por Rael Sérgio
Apoiar a permanência de estudantes de baixa renda nos cursos de graduação das universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, foi o motivo do projeto que é pioneiro na Região Serrano, do prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni (PSB).
O Projeto de Lei Municipal nº. 2.611, de 08 de agosto, deste ano, e foi decretado nesta quinta-feira (5), vai beneficiar estudantes que cursam cursos de graduação de nível técnico, fora do Município.
De acordo com a proposta, a ajuda de custo corresponderá a R$ 210,00 por aluno. O benefício será para alunos comprovadamente residentes no município que mantêm aulas presenciais e regularmente matriculados nas instituições de ensino.
Para o estudante Fabrício Almeida Alves de 20 anos (foto acima), no 4º período de Educação Física na UFES, essa ajuda chegou na hora certa, e será de suma importância na vida dele e dos colegas da cidade.
“A ajuda irá ajudar na minha formação academia e de minha vida. Quero agradecer o vereador Felipe Delpuppo que fez o baixa assinado e o prefeito Cacau Lorenzoni por realizar esse sonho para nós estudantes”, agradeceu o estudante.
Em contato com o prefeito, ele disse que o intuito foi para minimizar os custos despendidos com o transporte escolar pelos alunos. Ele disse ainda que os alunos terão que prestar contas, a cada três meses, para continuar recebendo os benefícios.
“A grande parte dos estudantes dispõe de poucos recursos financeiros, e levando em consideração a crise econômica pela qual atravessa o povo brasileiro e que torna insustentável a manutenção dos seus estudos. Essa ajuda de custo é mais um incentivo aos jovens estudantes florianense, continuar nas faculdades”, destacou Lorenzoni.
Vale destacar que a contratação das empresas transportadoras ou dos profissionais autônomos fica a cargo dos estudantes, sem vínculo ou responsabilidade do município.