sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

Agroindustrial de produtos de origem animal é responsável por cerca de 10% do PIB em Domingos Martins

Recentemente o município de Domingos Martins, na região serrana do Estado, obteve a aprovação e o reconhecimento da equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte, o SUSAF-ES.

Na prática, isso quer dizer que a comercialização de alimentos de origem animal (queijo, mel, peixe, ovos, carne e embutidos, entre outros) inicialmente restrita ao município, pode ser ampliada para todo o Espírito Santo.

Atualmente, Domingos Martins virou referência no Estado em inspeção municipal e possui 24 agroindústrias registradas.

agroindustria beltrame 1

Uma delas é da família Beltrame, de Aracê. Produtora de queijo minas frescal, é a primeira a atender normas e requisitos estabelecidos pelo SUSAF-ES. “Já chegamos a produzir 150 peças de queijo por semana, mas como não tínhamos o selo não podíamos vender em outros municípios. Agora poderemos expandir nossas vendas, estamos animados e já retomamos a produção”, conta Cirlésia.

A atividade agroindustrial de produtos de origem animal, é responsável, hoje, por cerca de 10% do PIB do Município de Domingos Martins, tendo amplo horizonte a ser explorado, aumentando sua participação na geração de riquezas e de bens-comuns e alavancando a economia local e regional.

A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Serviço de Inspeção Municipal é a de que mais nove agroindústrias sejam contempladas com o SUSAF-ES até o final deste ano. Para isso os produtores precisam atender a uma série de requisitos específicos exigidos pela legislação do sistema para comercializar seus produtos fora do município.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES