Recentemente o município de Domingos Martins, na região serrana do Estado, obteve a aprovação e o reconhecimento da equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte, o SUSAF-ES.
Na prática, isso quer dizer que a comercialização de alimentos de origem animal (queijo, mel, peixe, ovos, carne e embutidos, entre outros) inicialmente restrita ao município, pode ser ampliada para todo o Espírito Santo.
Atualmente, Domingos Martins virou referência no Estado em inspeção municipal e possui 24 agroindústrias registradas.
Uma delas é da família Beltrame, de Aracê. Produtora de queijo minas frescal, é a primeira a atender normas e requisitos estabelecidos pelo SUSAF-ES. “Já chegamos a produzir 150 peças de queijo por semana, mas como não tínhamos o selo não podíamos vender em outros municípios. Agora poderemos expandir nossas vendas, estamos animados e já retomamos a produção”, conta Cirlésia.
A atividade agroindustrial de produtos de origem animal, é responsável, hoje, por cerca de 10% do PIB do Município de Domingos Martins, tendo amplo horizonte a ser explorado, aumentando sua participação na geração de riquezas e de bens-comuns e alavancando a economia local e regional.
A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Serviço de Inspeção Municipal é a de que mais nove agroindústrias sejam contempladas com o SUSAF-ES até o final deste ano. Para isso os produtores precisam atender a uma série de requisitos específicos exigidos pela legislação do sistema para comercializar seus produtos fora do município.