domingo,
05 de janeiro de 2025

Geral

Agricultura orgânica é tema de excursão em Santa Maria de Jetibá

Cerca de 30 agricultores familiares aprofundaram seus conhecimentos sobre o sistema orgânico de produção, principalmente no cultivo de hortaliças, em visitas a duas propriedades agroecológicas e creditadas com o selo de produção orgânica no município de Santa Maria de Jetibá. A atividade foi uma iniciativa escritórios do Incaper de Barra da São Francisco e de Santa Maria de Jetibá e é uma das premissas do projeto de assistência técnica e extensão rural ATER -Sustentabilidade.

Os agricultores aprenderam com as experiências de Selene Hammer Tesch, que atua na área de olericultura, temperos e plantas medicinais há mais de 20 anos, onde 85 culturas ao longo de 2015 ficaram sob sua direção. A segunda visita foi na propriedade do Sr. Gerson Berger, que tem como fonte de renda as hortaliças, o consórcio de café com banana e abacate.

Os participantes contaram com o apoio técnico de profissionais do Incaper de Barra de São Francisco; o engenheiro agrônomo, Edson Pacheco, o técnico agrícola Alexandre Neves Mendonça, o engenheiro florestal Raoni Ludovino de Sá e a administradora rural, Rogéria Almança de Paula. Também contaram com a parceria do agente de extensão rural de Santa Maria de Jetibá, Galderes Magalhães.

Segundo o engenheiro florestal Raoni Ludovino de Sá o principal objetivo foi levar os produtores rurais de Barra de São Francisco a conhecer as histórias e experiências destes agricultores, suas metodologias de trabalho e como o mercado passou a absorver seus produtos.

“Esperamos que com este evento técnico os agricultores familiares consigam aplicar em suas propriedades o conhecimento aprendido, conciliando o ganho econômico, ambiental e social, com produtos de melhor qualidade, mais saudáveis e que possam ganhar mercado até em outros municípios”, contou Alexandre Neves Mendonça. Segundo ele, a partir destes relatos é possível alavancar o cultivo de alimentos mais saudáveis na região, a melhoria da qualidade dos agricultores e de suas famílias, além de promover a agricultura capixaba.

“Mesmo que os produtores não se tornem orgânicos, acredito que esta excursão serviu para mostrar que há outras formas de produzir. Tenho a convicção que a maioria continuará usando produtos químicos, mas agora com moderação”, completou Raoni.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Descubra Alfredo Chaves: o destino perfeito para o verão 2025

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável