Portal Notícia Capixaba.
Moradores da Comunidade de Alto Gironda comemorou, após ser publicado nesta última segunda-feira (20), no Diário Oficial do Estado, a Lei Estadual nº 10.399 que estabelece nova redação para a linha de divisa entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta.
Agora a localidade de Alto Gironda, que pertencia a Cachoeiro de Itapemirim, é oficialmente território de Vargem Alta. A medida altera lei 4.063 de 1988 que desmembrou Vargem Alta de Cachoeiro de Itapemirim e estabelece a nova comunidade que é repleta de jazidas de mármore e com pouco mais de 300 moradores, além do distrito de Jaciguá e da sede. A legislação também define as novas coordenadas geográficas.
Segundo o chefe do Departamento de Terras e Cartografia do Idaf, Robson Britto, essa é uma reivindicação antiga por parte de Vargem Alta, que não teve a localidade de Alto Gironda incluída em seu território durante o processo de emancipação ocorrido em 1988.
“O Idaf desenvolveu o projeto topográfico a partir de informações do poder público municipal e com o apoio de imagens aéreas georreferenciadas e cartas topográficas. A nova linha foi traçada com a utilização de técnicas modernas de mapeamento e modelos computacionais que simulam o relevo local, permitindo a identificação exata dos rios, córregos, topos dos morros e coordenadas. Essa técnica, que garante um trabalho refinado de cartografia, vem sendo utilizada desde 2010. O próximo passo será a adequação das divisas distritais dos dois municípios, cujo trabalho deve contar também com a participação do Idaf”, informou Robson Britto .
“Estamos buscando por isso há cinco anos quando descobrimos que a localidade pertencia a Cachoeiro. A descoberta ocorreu por acaso. Durante instalação de um orelhão, técnicos, por meio do GPS, detectaram o erro” disse o prefeito João Bosco.
Na ocasião, o prefeito se reuniu com moradores que mantiveram o interesse de mudar o endereço para Vargem Alta. O projeto foi aprovado pelas câmaras de vereadores dos dois municípios.
Em seguida, a matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa e por fim sancionada pelo governador Paulo Hartung. “A comunidade agora só tem a ganhar com esta mudança. Toda vida, tudo que se precisa por aqui era feito pela administração de Vargem Alta, como por exemplo, a saúde, escola e patrolamento de estradas”, informou o presidente da Associação de Moradores de Alto Gironda, José Luiz Baroni.
“Agora somos de fato vargem-altense”, comemorou José Luiz Baroni.