Rael Sérgio.
O número de ocorrência em acidente envolvendo motociclistas aumentou 9% na Região Sul do Estado em relação a junho de2013, segundo balanço divulgado pelo 9º Batalhão da Polícia Militar, de Cachoeiro de Itapemirim. Os dados estatísticos das ocorrências são feitos pelo 9º BPM do Pelotão da Polícia de Trânsito do município.
No período de junho de 2013 foi 385 o número de ocorrência envolvendo moto, e este ano em menos de sete meses ultrapassa 419 o índice de acidente, um aumento de 9%.
No ano passado, 774 pessoas ficaram feridas e 17 morreram em acidentes num total de 791 ocorrências. Até junho deste ano, 419 pessoas ficaram feridas, sendo 7 mortes. Segundo o balanço, os índices gerais de acidentes entre 2013 até junho deste ano ficaram no patamar dos 1,210 ocorrências de acidente envolvendo motociclistas. Números preocupantes, de acordo com a Polícia Militar.
Major Stein, Subcomandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Cachoeiro de Itapemirim, disse que as estatísticas de acidente envolvendo moto são preocupantes. Diante desses resultados negativos, o Comando do 9º BPM vai dar continuidade no desenvolvimento das blitz. “Estamos realizando frequentemente operações de fiscalização para tentar diminuir o índice de acidentes que possuem como principal fator a imprudência no trânsito”, disse.
Segundo o Subcomandante, essas estatísticas envolvendo motos, na maioria das vezes as pessoas não sofrem ferimento, e por esse motivo os hospitais não tem um levantamento exato das ocorrências.
Stein explica que a educação no trânsito nas escolas é a uma das opções para amenizar o problema. Segundo ele, as prefeituras municipais, inclusive do município de Cachoeiro por se a maior cidade do Sul e também em índice de ocorrências pode ajudar disponibilizando campanha e educação no trânsito.
A assessoria de imprensa de Cachoeiro informou que neste ano aumentou o investimento em novos pontos de sinalização e readequação de sinalização nas áreas mais movimentadas da cidade, e também novos locais de abordagem. Eles informaram ainda que vem realizando campanha contínua de Educação no Trânsito nas escolas da rede pública do município.
Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) pontuou que os equipamentos de fiscalização eletrônica têm se mostrado bastante eficazes no sentido de garantir uma zona de baixa velocidade seja criada nos locais em que são implantados.
Os levantamentos técnicos do DER indicam que ao longo dos anos o índice de respeito aos equipamentos de fiscalização eletrônica aumenta. Em 2013, o índice se manteve quase 100% dos motoristas que passaram pelas rodovias estaduais respeitaram os equipamentos. Dos 270.295.233 veículos, apenas 183.922 foram autuados por exceder a velocidade regulamentada para a via, avançar o sinal vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres, mantendo os 0,07% de infrações do ano anterior.