A comunidade de São Bento do Chapéu, pertencente ao Distrito da Sede de Domingos Martins, será beneficiada com a execução de obras de terraplenagem, drenagem e pavimentação do trecho que dá acesso à Escola Família Agrícola (EFA) da localidade. A ordem de serviço para autorização do início das obras foi assinada na sexta-feira (22) em um encontro com a comunidade local.
São mais de 700 metros de estrada que será asfaltada a partir da ponte próxima à propriedade da senhora Tereza Ribet até a Escola Família Agrícola (EFA). Os trabalhos serão realizados com recursos financeiros provenientes do Fundo Municipal de Investimentos no valor total de R$ 390.355,13. O prazo para conclusão das obras é de 180 dias.
Vanilza: obra trará desenvolvimento.
Para a diretora da Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu, Vanilza Entringer Schunk, a pavimentação vai trazer desenvolvimento. “Esta obra concretiza um sonho da comunidade e traz mais oportunidades para o homem do campo. Para nós da escola, em especial, esta iniciativa representa o progresso e a valorização de todo o trabalho realizado nesta instituição, um olhar especial para o desenvolvimento da sociedade”.
A Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu atende atualmente a 77 alunos do 6º ao 9º anos, com o regime educacional da alternância. Os estudantes são moradores de comunidades rurais de Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Leopoldina. A Prefeitura de Domingos Martins mantém parceria com a unidade escolar por meio das secretarias de Educação e Esporte, e Desenvolvimento Rural.
Edinho atua na associação de produtores rurais.
Também presente na solenidade promovida na sexta-feira, o presidente da Associação em Defesa dos Produtores Rurais de São Bento do Chapéu, Edinho Degen, destacou a parceria comunidade – prefeitura para a realização da obra. “Estivemos em contato com o prefeito, conversando e buscando esta melhoria. Hoje estamos iniciando um novo ciclo. A comunidade está muito feliz e com ótimas expectativas”.
Associação em Defesa dos Produtores Rurais de São Bento do Chapéu reúne 40 agricultores. Entre as atividades estão compra conjunta de insumos e defensivos agrícolas, e ações em parceria com a Escola Família Agrícola. Os principais itens produzidos na região são o café e a banana, e a atividade de psicultura tem se destacando como uma alternativa de renda para produtores da região.