Redação
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Santa Maria de Jetibá e com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu, no último dia 13 de novembro, um dos criminosos mais procurados da região serrana. O indivíduo, de 32 anos, foi localizado e preso na localidade de Alto São Sebastião, zona rural do município de Santa Maria de Jetibá. Ele estava foragido desde março de 2023, quando se evadiu do sistema prisional.
“Uma prisão extremamente importante. Esse homem aterrorizava há anos essa comunidade e impunha o império do medo. Utilizava a prerrogativa de ser um criminoso de alta periculosidade para coagir os moradores da região. Parabenizo as polícias por essa prisão extremamente qualificada”, disse o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.
No dia da operação que prendeu o investigado, foram mobilizados 22 policiais militares da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), além de outros nove policiais militares e três cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
“Na mesma manhã, tínhamos alguns pontos de abordagem que eram alvos de mandados de busca e apreensão. No decorrer da operação, surgiu um novo ponto por meio de denúncias de populares que apontavam que o investigado estaria escondido nele. Cercamos a residência e, ao adentrar no local, localizamos o investigado. Ele tentou se esconder atrás de uma porta. Em posse dele, encontramos uma pistola 9mm e uma certa quantidade de drogas”, disse o capitão Thales, da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo.
O indivíduo preso é conhecido das forças policiais. De acordo com a investigação, ele atuava no tráfico de drogas da região desde 2015. “Mesmo quando esteve preso entre os anos de 2017 e 2023, ele comandava o tráfico por intermédio de outras pessoas. A ex-esposa e seus irmãos são uma família como um todo voltada à prática do tráfico de drogas na região. É uma prisão que impacta na localidade, pois desarticula uma associação criminosa que impunha um medo na comunidade e exercia um controle nesse local”, explicou a titular da Delegacia de Polícia de Santa Maria de Jetibá, delegada Fernanda Prado.
Além do mandado de prisão cumprido, o indivíduo foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.