sábado,
21 de dezembro de 2024

Geral

Abertas inscrições para o voluntariado no Parque da Pedra Azul

Estão abertas as inscrições, até o dia 22 de junho, para seleção de serviço voluntário no Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado no município Domingos Martins e gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). São oferecidas quatro vagas para atuação entre os dias 01 e 31 de julho.

Pode se inscrever qualquer pessoa acima de 18 anos. Será dada preferência a estudantes universitários com experiência de campo nas áreas de turismo, ciências biológicas, ciências da terra, ciências sociais e demais áreas afins. O participante receberá um certificado ao final do trabalho voluntário.

Entre os trabalhos a serem desenvolvidos no Parque estão: recepção, orientação e atendimento aos visitantes; monitoramento e avaliação de impactos causados pela visitação; realização de oficinas, atividades lúdicas e recreativas de conteúdo ambiental; levantamento de perfil e grau de satisfação dos visitantes; apoio na manutenção de estruturas, sinalização de trilhas e áreas de uso turístico; auxilio na divulgação, coleta e organização dos dados de pesquisas realizadas na unidade; realizar atividades de monitoramento ambiental, visando à integridade dos recursos naturais, e auxilio no manejo florestal.

O Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação objetiva, dentre outras coisas, a promover a cooperação entre o Governo e a sociedade civil na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais e, também, contribuir para a formação ética e cidadã do voluntário, potencializando a formação técnica e científica dos cidadãos interessados em atuar na questão ambiental.

Das inscrições:

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviar junto com currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail pvuciema@iema.es.gov.br, com o assunto “Inscrição Parque Pedra Azul”. A ficha de inscrição e demais informações sobre o programa estão disponíveis na página principal no site www.meioambiente.es.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 27 3636 2571.

Sobre o Parque Estadual da Pedra Azul:

Foi criado por meio da Lei Estadual n° 4.507/91. Seu objetivo é proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, onde se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse. Abriga um dos mais importantes cartões postais do Estado, a Pedra Azul, que possui 1.822 metros, além da Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude.

Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul. Ambas podem ser avistadas da BR-262. Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela.

A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagüi-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia