sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

“A luta pra levar o curso para o Salesiano começou em 2013”, diz o prefeito de Vargem Alta

Um esforço conjunto entre a prefeitura de Vargem Alta e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) pode levar para o município um curso de especialização médica em Saúde da Família e Comunitária a partir do próximo ano. A expectativa é que os médicos formados no município fiquem na região sul e reforcem o programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Segundo o prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias, o Bosquinho (PSB), a luta pra levar o curso para o município começou em 2013, quando ele conseguiu que o governo do Estado comprasse o imóvel do antigo colégio Salesiano no distrito de Jaciguá, com 10 mil m² de área construída e 6 alqueires de Mata Atlântica. A partir da aquisição, surgiu à possibilidade de Emescam instalar o curso no município, basta o governo fazer a cessão da área para a faculdade.

A Emescam vai aderir, então a um programa do governo federal para custear o curso que pode beneficiar, inicialmente, dez municípios do sul do Estado. A intenção é que sejam oferecidas duas bolsas por município, que ainda serão definidos.

De acordo com o prefeito, a instalação do curso na região serrado do Sul do Estado, pode suprir a necessidade de médicos para atuarem na atenção básica à saúde na região sul. Ele conta que, atualmente, embora as equipes do ESF estejam completas, há certa rotatividade de médicos, que não ficam por muito tempo no município.

O município tem oito equipes do programa, que cobrem todo o território de Vargem Alta, que tem 21 mil habitantes. O programa é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no País.

A atenção básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É a porta de entrada do sistema de saúde e se articula com os outros níveis de atenção.

O Programa Saúde da Família é operacionalizado mediante equipes compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACS), baseados em uma unidade básica de saúde (UBS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES