sábado,
19 de abril de 2025

Política

Cadê a área de escape? Deputado quer explicações do DER sobre ‘Curva da Morte, trecho da ES-164’ que é a campeã de acidentes

Redação

Obra não executada pelo governo no trecho de Soturno, que liga Cachoeiro e Vargem Alta, é alvo de questionamentos.

Depois de uma sequência de acidentes graves na Serra de Soturno, que liga os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta, o deputado estadual Wellington Callegari emitiu um requerimento de informações ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), órgão encarregado pela execução da obra.

Segundo o deputado, o projeto foi apresentado para a população, mas nada foi feito até o momento: “Em 2023, o governo do Estado reuniu os moradores e apresentou o projeto de construção da área de escape, uma medida que salvaria muitas vidas, caso já estivesse pronta e entregue à população. A obra não foi executada e os acidentes graves continuam acontecendo”, destacou.

Callegari também reiterou que já oficiou o órgão responsável e acionou o Tribunal de Contas-ES. “O DER precisa explicar as motivações da obra que não está sendo executada. Já se passou mais de um ano e a única ação do governo foi instalar radares no local. Por isso, solicitei ao Tribunal de Contas a apuração dos custos e o não cumprimento do prazo prometido. Não é o primeiro ofício que encaminho para o governo sobre os graves acidentes na Serra de Soturno e nada foi feito”, apontou.

Em outubro de 2023, o diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, esteve na EEEFM Zacheu Moreira de Fraga, em Vargem Grande de Soturno (Cachoeiro), apresentou o projeto aos moradores e informou que a área de escape teria cerca de 226 metros e seriam acrescidas mais duas pistas, num trecho de 4 quilômetros. Na época, a obra foi avaliada em cerca de 100 milhões de reais.

De acordo com o próprio DER, de 2017 a 2024, mais de 100 pessoas morreram em acidentes na Serra de Soturno, principalmente no trecho popularmente conhecido como “curva da morte”.

As obras não foram iniciadas e não têm nenhuma previsão para começar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

100 dias de governo: Campo e cidade abraçados pela mesma gestão em Marechal Floriano

Política

Candidatura de Ricardo Ferraço ao Governo do Estado ganha força

Política

100 dias de gestão de Ferraço e Júnior Corrêa; uma nova história se desenha em Cachoeiro

Política

“Hoje os investidores estão mais otimistas, e vamos fazer um governo de fé e raça”, diz Ferraço durante entrega de maquinários em Cachoeiro

Política

Ex-prefeito de Marechal, Cacau Lorenzoni inicia gestão participativa com produtores e trabalhadores da Ceasa para promover melhorias nas condições de trabalho e permanência na central de abastecimento

Política

Tribunal de Contas aprova contas do exercício de 2023 do prefeito Paulo Cola de Piúma

Política

Ferraço comemora saldo positivo de empregos em Cachoeiro de Itapemirim

Política

Prefeito Toninho Bitencourt pede perdão ao Tribunal de Contas de dívida milionária herdada da gestão anterior em Marataízes