sexta-feira,
04 de abril de 2025

Turismo

Monte Aghá, cartão postal de Piúma pode virar rota turística e ser declarado patrimônio natural do ES

Redação Ales/Foto: Rael Sérgio

O deputado Coronel Weliton (PRD) propõe que o Monte Aghá, localizado entre os municípios de Itapemirim e Piúma, seja declarado patrimônio natural e turístico do Espírito Santo e também vire rota turística estadual. Para isso, ele apresentou na Assembleia Legislativa (Ales) os Projetos de Lei (PL) 297 e 296/2024, respectivamente.

Segundo o parlamentar, o Monte Aghá é uma montanha proeminente, com aproximadamente 1.200 metros acima do nível do mar. “Para além de sua beleza natural, o monte tem um significado cultural para as comunidades locais, sendo muitas das vezes associado a lendas e folclore transmitidos de geração em geração”, informa na justificativa do PL 297/2024.

Já no PL 296, no qual propõe a criação da rota, o parlamentar destaca que o Aghá desperta a curiosidade de muitos turistas e que seu nome é derivado das línguas indígenas da região. “Acredita-se que significa ‘afiado’ ou ‘pontiagudo’, o que descreve o pico distinto da montanha”, conta.

Além disso, o deputado reforça que o entorno do Monte Aghá é caracterizado por exuberante vegetação de Mata Atlântica, uma área importante para esforços de conservação da biodiversidade. “A montanha é um destino popular para caminhantes e entusiastas da natureza devido às suas vistas panorâmicas, flora e fauna diversificada, além de trilhas relativamente desafiadoras”, conclui.

Se os PLs forem aprovados, as novas legislações começam a valer a partir de suas respectivas publicações em diário oficial. No caso do novo percurso turístico, ele passaria a compor o anexo da Lei 12.017/2023, que reúne as leis em vigor referentes à criação de rotas estaduais.

Ambos os projetos foram lidos na sessão ordinária do dia 21 de maio e encaminhados para análise das comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Turismo

Comissão de Turismo da Ales debate potencial de Marechal, e secretário Enildo Cardoso afirma que quer reativar passeio de trem

Turismo

Ferraço quer potencializar o turismo da Pedra da Penha em Cachoeiro

Turismo

Proprietário do Hotel Fazenda China Park é eleito presidente do Conselho Estadual de Turismo

Turismo

Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova são os “3 tesouros nas montanhas capixabas” que você precisa conhecer

Turismo

Pedra Azul é segundo destino mais acolhedor do Brasil, segundo ranking

Turismo

Iema vistoria obras de construção da sede do Parque Estadual da Pedra Azul

Turismo

Famosas rotas turísticas podem se tornar oficiais

Turismo

Confira as cachoeiras imperdíveis do Espírito Santo