domingo,
22 de dezembro de 2024

Educação

Teatro em escola é destaque como ferramenta pedagógica, e descobrindo talentos em Marechal

Por Giovana Schneider

A eletiva de teatro da EEEFM Emílio Oscar Hülle, em Marechal Floriano, tem se destacado como um verdadeiro celeiro de talentos amadores. Com uma abordagem que engloba todas as etapas da produção teatral, os alunos têm a oportunidade de se envolverem profundamente em cada aspecto da criação de uma peça. Desde a direção, maquiagem, contrarregra, cenógrafos, figurino, até a operação de luz e som, cada detalhe é cuidadosamente trabalhado pelos estudantes, proporcionando uma experiência rica e multifacetada. Participam dessa equipe cerca de 30 estudantes do Ensino Médio Integral, sob a orientação das professoras Reni Klippel Machado e Karolline Schimmelpfennig Neitzel Kunsch. A eletiva “Teatralize-se: corpo e alma em ação” está sendo um sucesso. Hoje, foram apresentadas duas sessões, contemplando um público de mais de 350 pessoas.

A professora Reni Klippel Machado, na abertura, fez sabiamente esta observação: “São muitas mãos que compõem este trabalho”. Então, os alunos aprendem, na prática, a importância da colaboração e do trabalho em equipe. Cada participante, independentemente de seu papel, contribui de maneira significativa para o sucesso do espetáculo. Essa dinâmica não só enriquece o aprendizado artístico, mas também fortalece habilidades interpessoais e promove um senso de comunidade e responsabilidade compartilhada. A equipe sempre conta com o apoio da equipe pedagógica e de demais servidores da escola para essa realização.

Os resultados deste empenho coletivo são evidentes nas produções apresentadas. As peças, apesar de contarem com artistas amadores, revelam uma qualidade surpreendente e uma paixão contagiante. O envolvimento dos estudantes em todas as fases da produção lhes proporciona uma compreensão profunda do teatro, transformando a eletiva numa experiência educativa completa e gratificante. A iniciativa da Escola Emílio Oscar Hülle, portanto, não só revela novos talentos, mas também enriquece a formação cultural e pessoal dos alunos envolvidos. O teatro de fato muda a vida das pessoas.

Estudantes que mal ouvíamos a voz, hoje, deram um show, destacou a estudante do 3ºM01, Luana Iwama, diretora da peça teatral apresentada. E acrescentou: “O teatro estimula a criatividade, a cooperação e ajuda na desenvoltura. Lidar com pessoas, quando se trata da arte cênica, é tão gostoso, tão satisfatório. Teatro é cultura, teatro é arte. Mesmo em um grupo experimental, todos da eletiva Teatralize-se: Corpo e Alma em Ação sentem-se honrados por estarem trazendo o teatro para Marechal Floriano”.

É produzida uma peça teatral pela equipe dessa eletiva a cada semestre letivo. Esse projeto, iniciado em 2023, levou ao palco as peças teatrais Hamlet e O Mágico de Oz. E, agora, no primeiro semestre de 2024, a peça apresentada foi Romeu e Julieta.

“Romeu e Julieta é um grande clássico da literatura mundial e mostra a história de amor entre jovens de famílias rivais. Essa tragédia é ambientada na Itália, em algum momento do século XVI. Um clássico do teatro inglês, a obra fala de amor, ódio e desejo pessoal. Pertencente ao Classicismo, a peça foi escrita por volta do ano 1592. O dramaturgo inglês William Shakespeare, que escreveu Romeu e Julieta, nasceu em 1564 e faleceu em 1616. É um dos grandes nomes da literatura.”

A diretora da Escola Emílio Oscar Hülle, Lucelena Maria Fernandes, ela acredita que o teatro é uma ferramenta de transformação e expressão. E tem seu impacto positivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Educação

Estudante de Alfredo Chaves conquista terceiro lugar em concurso de redação da Polícia Federal

Educação

Alunos de Conceição do Castelo criam protótipos de semáforos

Educação

Estudantes da escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta participam de simulação de eleições

Educação

Escola de Santa Maria de Jetibá recebe professora de universidade alemã

Educação

Banda da Escola Presidente Lüebke marca abertura do evento ‘Agosto Lilás’ em Vargem Alta

Educação

Escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta, desenvolve projeto interdisciplinar de combate à dengue

Educação

Estudantes de cursos técnicos e universitários, de Marechal Floriano, assinam contrato em programa de auxílio financeiro

Educação

Alunos de Piúma vão representar o Estado em evento internacional