Redação
O Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos da Região Sul (NPDH Sul) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), promoveu o evento “Enfrentamento ao racismo e à discriminação por orientação sexual institucionais”. A realização contou com as parcerias do NPDH Central e da Comissão de Direito à Diversidade Sexual e à Identidade de Gênero (CDDS), e teve apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
O encontro aconteceu em dois momentos, matutino e vespertino, na segunda-feira (27/05), no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Piúma. O evento reuniu cerca de 270 participantes com o objetivo de discutir e prevenir a prática de racismo e discriminação por orientação sexual nas instituições.
O primeiro momento, pela manhã, foi direcionado aos professores e servidores da rede de educação do município de Piúma. No turno vespertino, além dos colaboradores da educação municipal, o encontro reuniu professores e servidores da Escola Estadual “Professora Filomena Quitiba”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do IFES – Campus Piúma.
O Coordenador do NPDH Sul, Promotor de Justiça Gusthavo Ribeiro Bacellar, e o Coordenador da CDDS, Promotor de Justiça Franklin Gustavo Botelho Pereira, estiveram entre os palestrantes do evento. Além deles, participaram das apresentações as assistentes sociais Katia Cristini Kaiser e Cristina Mota Damasceno e a psicóloga Alice Emília da Silveira, servidoras do NPDH.
Após as palestras houve um momento de diálogo entre os presentes sobre os temas apresentados, o que contribuiu para a capacitação dos participantes.