Redação
Embora tenha havido um aumento no número de óbitos em relação ao feriado anterior, o de N. Sra. Aparecida, quando houve 01 óbito, os números do balanço do feriado de 02 de novembro de 2023 nas rodovias federais do ES, ainda demonstraram diminuição no número de acidentes, feridos e mortos, se comparados aos números do feriado da Independência.
Com o recesso de quatro dias, abrangendo os dias 02 a 05/11, a PRF informou que, obteve o registro de cinco óbitos, 26 pessoas feridas e 24 acidentes no período.
No feriado da Independência deste mesmo ano, que contemplou os mesmos quatro dias de intervalo, foram registrados seis óbitos, 40 feridos e 25 acidentes, o que caracterizou para este feriado de Finados uma queda de 17% no número de vítimas fatais, queda de 35% no número de feridos e queda de 4% no número total de acidentes.
O entendimento é que o planejamento, o mapeamento e a ocupação dos locais críticos pela PRF, com o objetivo de garantir um trânsito mais seguro, fez-se valer, coibindo a prática de infrações como o excesso de velocidade, a ultrapassagem na faixa contínua e a embriaguez ao volante, infrações essas que impactam diretamente e de forma relevante os resultados das operações no que tange os indicativos de letalidade, gravidade e quantidade de acidentes.
O excesso de velocidade, no feriado de 07 de setembro, foram 959 condutores flagrados pelos radares da PRF, contra 612 neste feriado de 02 de novembro. Já a ultrapassagem proibida obteve 163 casos no recesso da Independência contra 116 do feriado deste mês. Ainda, no feriado de setembro, foram 807 testes de alcoolemia e 05 notificações por beber e dirigir, contra 413 testes de bafômetro e 05 notificações por embriaguez ao volante neste feriado de Finados.
No trabalho desenvolvido, a PRF no ES fiscalizou 1.479 veículos neste feriado de novembro, verificando a condição de documentos de 2.401 pessoas. Os agentes também extraíram 570 autos de infrações, recolheram ao pátio 103 veículos e detiveram em flagrante 05 pessoas.