Eduardo Antunes
A Sessão Ordinária, realizada no Plenário Pedro Schunk, na noite desta quarta (09) teve como destaque a manutenção do veto do prefeito a emendas que evitariam a venda de tratores, por meio de leilão. A aquisição de novos equipamentos similares, pelo município, também foi discutida pelos pares. Confira no vídeo abaixo, a sessão na íntegra.
O relator da Comissão de Finanças e Orçamento, Dodô Krohling (Republicanos) usou a Tribuna da Casa para justificar seu parecer em favor do veto.
Krohling se mostrou convencido de que a chegada de novos tratores tipo retroescavadeira, por exemplo, além da dificuldade do município em contratar mais operadores, se soma ao primeiro critério adotado para tomar sua decisão.
Durante a votação, o presidente da Casa, Cezinha Ronchi (PSDB) justificou seu voto contrário e afirmou ser contra a venda de qualquer patrimônio, seja imóvel, máquinas, ou veículos em bom estado de conservação. O tucano lembrou que foi contra a venda do imóvel do antigo hospital, como sinal de coerência em seu voto.
Ronchi parabenizou a organização do evento da cultura italiana, realizado pela comunidade de Araguaya e também cobrou, novamente, a sinalização na estrada que liga a Rodovia BR-262 a comunidade de Rio Fundo.
Renato Werneck (PSDB) usou a Tribuna da Casa para informar que estará enviando ofício ao Detran com a intenção de trazer ao município, um engenheiro de tráfego para planejar uma sinalização que oriente o trânsito, com maior fluidez, ao utilizar a terceira ponte para a ligação entre a rodovia e os bairros da sede.
O tucano comunicou, também, que, na última semana, esteve no Ministério da Saúde, na ocasião, o parlamentar solicitou um veículo móvel de atendimento odontológico para o atendimento aos alunos das escolas de todo o município.
Felipe Delpuppo (Rede) fez relato sobre sua participação na entrega de maquinário, junto ao Governo do Estado. O vereador lembrou ainda, de sua parceria com a bancada federal, que resultou na inclusão de aproximadamente R$ 4 mi em emendas ao Orçamento da União.
Com a tramitação na Casa do PL nº 86/2023, que cria premiação aos estudantes que realizam pesquisas e projetos científicos, Delpuppo espera incentivar os alunos da rede municipal e estadual a desenvolver experimentos que tragam destaque para o município nessa área de conhecimento. O vereador ainda parabenizou a Igreja Cristã Maranata pelos 42 anos no município. Na ocasião, ele ressaltou sua contribuição com a comunidade, como a cessão de seu espaço físico para a vacinação durante a pandemia.
Abrão Kiffer (PTB) usou o tempo de sua fala para solicitar ao presidente da Casa, uma reunião, junto ao prefeito e a secretária de Saúde, para debater sobre o ponto eletrônico dos agentes de saúde que atuam no interior. O petebista alertou sobre a dificuldade de deslocamento destes servidores, para realizar sua comprovação de horas trabalhadas, por meio do ponto eletrônico.
Natalino Bianqui (PRTB) solicitou informações sobre a troca de um caminhão comboio de lubrificação, junto ao município de Alfredo Chaves. O vereador aponta que houve, por parte de Marechal Floriano, a devolução do trator motoniveladora à cidade vizinha e espera saber o destino dado ao caminhão do município, que ainda não havia chegado de volta ao patrimônio municipal.
Com a chegada de novas máquinas, Bianqui sugeriu que seja implementado um plano para a reabertura de estradas estreitas na zona rural. O vereador ainda fez pedido para o Detran realizar a pintura da sinalização viária na sede, uma vez que houve recapeamento em algumas vias.
Navar Boeno (PSB), por meio de Requerimento e de Projeto de Lei, busca a criação de um programa de incentivo à compostagem. A iniciativa dos alunos, do quarto ano ‘B’, da EMEF Elisiário Ferreira Filho, em promover um abaixo assinado, com cerca de 180 adesões, motivou o parlamentar a abraçar esta causa. A coleta seletiva também poderá ser adotada nas repartições públicas municipais, se o PL, de sua autoria, for aprovado.
O Programa do Governo do Estado ‘Pet Vida’ teve seu início anunciado pelo governador. Em busca de adesão do município ao programa, Boeno se reuniu com o prefeito e o secretário de meio ambiente onde recebeu sinalização positiva para aumentar o montante de recursos no orçamento municipal para o atendimento aos animais.