segunda-feira,
30 de dezembro de 2024

Meio Ambiente

“Operação 3 Santas” contra desmatamento ilegal é realizada na Região Serrana

Redação

Com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização contra o desmatamento ilegal, o uso irregular dos recursos hídricos e as atividades degradadoras do meio ambiente, foi realizada, nessas terça-feira (11) e quarta-feira (12), a operação integrada denominada “Três Santas”, que aconteceu nos municípios de Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá.

A operação foi realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo (BPMA), e contou com o apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer).

Durante a ação integrada, foi realizado um patrulhamento aéreo nos municípios, onde foi possível identificar e mapear 39 pontos de desmatamento ilegal e 27 barragens irregulares. A partir do mapeamento e da fiscalização terrestre, os Órgãos competentes vão notificar os proprietários das áreas e barragens.

Foram constatadas as ocorrências de supressão irregular de vegetação, terraplanagens em Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e queimadas, além da captação irregular de água e fracionamento de imóveis rurais abaixo da parcela mínima permitida por lei. As infrações identificadas sujeitarão os responsáveis a sanções, notificações/ advertência, multa e embargo das áreas.

“O Governo do Estado está trabalhando de forma integrada e planejada nas ações ambientais. A Agerh atua para coibir o uso irregular da água, mas o desmatamento ilegal é muito prejudicial para o equilíbrio hídrico. Essa é mais uma ação de muitas que serão realizadas. Vamos continuar atuando em todo o Estado”, destacou o diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, a ação consiste em fortalecer o trabalho que o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado já realiza de monitoramento florestal. “Nos últimos quatro anos, o Idaf realizou 1.139 fiscalizações nos municípios da operação. Estamos trabalhando com a política zero desmatamento. Vamos realizar outras ações com esse objetivo. Quem desmatar no Espírito Santo, não ficará impune”, disse Monteiro.

Para o tenente-coronel e comandante do BPMA, Wanderson Machado Luchi, a operação Três Santas reforça o compromisso do Governo do Estado em reduzir a zero o desmatamento ilegal no Espírito Santo.

“A Polícia Militar, por meio do Batalhão Ambiental, com os demais órgãos competentes, atua fortemente com todo o aparato e tecnologias disponíveis para coibir esse tipo de crime. É muito importante desenvolver esse tipo de operação porque conscientiza o cidadão de que não é tolerável o desmatamento ilegal e existem punições para isso”, acrescentou o comandante Luchi.

O diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, destacou a importância da ação integrada de fiscalização para a proteção ambiental, com foco no desmatamento na ocupação irregular do solo na região. “É fundamental essa atuação planejada e coordenada do Governo do Estado, envolvendo diversos órgãos, para mostrar nossa intolerância com o uso irregular dos recursos naturais e com os crimes ambientais que degradem cada vez mais o meio ambiente”, pontuou.

Resultado da operação Três Santas:

Durante a operação em Santa Teresa, nessas terça-feira (11) e quarta-feira (12), foram identificados: uma área queimada, sete parcelamentos de solos irregulares, 11 áreas de desmatamento de vegetação nativa, 11 barragens irregulares e 15 captações de água irregulares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema

Meio Ambiente

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Meio Ambiente

Ação de coleta do Parque Estadual Pedra Azul recolhe 250 quilos de lixo na Rota do Lagarto

Meio Ambiente

Trabalho da BRK evita que mais de 18 milhões de litros de esgoto sejam despejados no rio e nos córregos de Cachoeiro em 2023

Meio Ambiente

Marechal dá bom exemplo em gestão ambiental na Região Serrana: Prefeitura inicia licenciamento ambiental através de sistema online

Meio Ambiente

‘Fruta-do-imperador’: árvore rara e ameaçada de extinção é encontrada na Reserva Biológica Duas Bocas

Meio Ambiente

Queima controlada está proibida devido ao clima seco no ES

Meio Ambiente

Cachoeiro através da BRK mantém liderança no ranking de qualidade dos serviços de água e esgoto do ES