domingo,
24 de novembro de 2024

Preocupação com impacto das fortes chuvas movimenta debate na Câmara de Marechal Floriano

Foto: Ascom/CMMF

 

Eduardo Antunes

 

Na noite da última terça (14) Plenário Pedro Schunk esteve lotado, por mais uma oportunidade, quando, em sua maioria, membros da categoria do magistério acompanharam os trabalhos da Câmara Municipal de Marechal Floriano, junto aos demais populares presentes. O impacto das fortes chuvas, mais uma vez, foi o assunto de maior repercussão entre os parlamentares.

 

Felipe Delpuppo (Rede)

 

Da Tribuna da Casa, Felipe Delpuppo (Rede), enfatizou que o escoamento das águas pluviais está sendo prejudicado pelo entupimento das galerias. As redes utilizadas estão assoreadas e lhe foi relatado que há vários utensílios domésticos entupindo a passagem.

 

O vereador alerta que os moradores do interior estão tendo dificuldade em ter acesso aos medicamentos fornecidos pelo município. Del Puppo citou o caso de um morador de Victor Hugo, que frente a esta necessidade, e a falta de recursos para pagar as passagens, teve que se deslocar até a sede do município de bicicleta. 

 

Felipe fez um pedido à municipalidade, para que disponibilize um farmacêutico, mesmo que de forma itinerante, para o atendimento nas farmácias das unidades de saúde do interior. 

 

Abrão Kiffer (PTB)

 

Abrão Kiffer (PTB) fez um alerta sobre a situação de esplanadas, cercados e muros, que obstruem a passagem nas estradas vicinais. Além de água e terra, que desce das propriedades, após escavações, o que gera vazão e acúmulo de água e erosão de terra para o meio das estradas. Kiffer ressaltou que a equipe responsável faz os reparos necessários e há pessoas que obstruem a passagem aberta pelas máquinas.

 

Natalino Bianqui (PRTB)

 

Natalino Bianqui (PRTB) fez a sugestão de desapropriação de parte de um lote, na esquina da Rua Clara Endlich, com a Rua Emílio Gustavo Hulle, onde caminhões e outros veículos pesados, às vezes, não conseguem fazer a curva neste trecho. 

 

O parlamentar também alertou sobre o perigo que os períodos de fortes chuvas oferecem à população que reside em locais de risco e passíveis de alagamento, como o exemplo da referida via, em que não há calçadas e o morador também sofre com alagamentos. Bianqui sugeriu isentar do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) os moradores, empresas e comércios afetados pelas enchentes.

 

Navar Boeno (PSB)

 

Navar Boeno (PSB) lamentou o fato ocorrido, nos últimos dias, quando teve seus perfis bloqueados nas principais redes sociais. Boeno enfatizou que suas redes são de uso para a divulgação de seu mandato e que nunca postou conteúdos que violam as regras determinadas pelas plataformas. 

 

Coincidentemente, ou não, Navar informou que uma rede social, de sua esposa, foi invadida por estelionatários, que tentaram aplicar golpes, se utilizando de seu nome. O vereador também solicitou melhorias para a Rua Santa Clara II e um quilômetro de pavimentação na “Estrada Velha de Soído”, com início na Rodovia BR-262.

 

Maylson Littig (PSB)

 

Maylson Littig (PSB) lamentou o ocorrido e se solidarizou com o correligionário. O socialista informou que o trecho de dois quilômetros de pavimento, em Soído de Baixo, está com seu cronograma adiantado e, ao concluir esta etapa, a equipe realizará o mesmo serviço no Vale dos Huber. 

 

Littig criticou a retirada dos quebra-molas no Trevo de Parajú e falou, também, sobre a importância do uso do pavimento conhecido como ‘Revsol’ nas estradas vicinais do município.

 

Renato Werneck (PSDB)

 

Renato Werneck (PSDB) fez um comparativo entre as características geológicas entre o morro em que houve a tragédia, com o desabamento de uma grande área, no município fluminense de Petrópolis, com a encosta conhecida como ‘Morro da Macefel’. Estas informações são, de acordo com o parlamentar, do órgão do Governo Federal que monitora áreas de risco no país.

 

Com estes dados em mãos, o vereador alerta que houve sinalização da Defesa Civil, há alguns anos, sobre a proibição de construção no Bairro Jarbinhas, onde está localizada a referida área de risco. Werneck ainda fez uma solicitação de melhorias para uma estrada que liga as comunidades de Soído de Baixo e Boa Esperança.

 

Dório Braun (Rede)

 

Dório Braun (Rede) fez menção a um desconforto e situação constrangedora para a vizinhança do campo de futebol soçaite, em Araguaya. A falta de um vestiário leva os praticantes da atividade esportiva, a trocarem de roupa, pelos uniformes, ao ar livre.

 

Para sanar o problema, o vereador encaminhou a sugestão para o prefeito realizar a construção do mesmo, junto a banheiros, o que proporcionará maior estrutura e conforto, aos usuários daquele equipamento público, e, também evitará este tipo de situação, em público.

 

Dodô Krohling (Republicanos)

 

Dodô Krohling (Republicanos) fez um chamamento ao público presente e para a audiência da Sessão, para maior acompanhamento e cobrança de suas demandas, aos vereadores. Como exemplo, o republicano citou a categoria dos professores, que se mobilizam e as coisas acontecem de forma a suprir seus pleitos.

 

Ele criticou quadros do Executivo que necessitam ser fiscalizados em seu trabalho, para verificar se estão fazendo por merecer seus salários. Ao final, Dodô criticou a falta de eventos por parte do município no carnaval, que, além de ser atração para a comunidade, trazem movimentação no comércio e empreendimentos ligados ao setor turístico.

 

Cezinha Ronchi (PSDB)

 

Cezinha Ronchi (PSDB) destacou a importância de ter sido eleito presidente da ASCAMVES (Associação das Câmaras Municipais e Vereadores do Espírito Santo) como vereador de município do interior, em um estado com 78 municípios. O presidente da Casa afirmou que pretende prestar um melhor serviço à população frente à entidade representativa. Devido à demanda ser maior que a oferta de atendimento médico, em sua comunidade, o tucano solicitou ao Executivo que ele seja reforçado.

 

Ronchi também fez coro à necessidade do uso do Revsol nas estradas onde as chuvas intensas prejudicam o acesso e necessitam de manutenção constante. Em reunião com o prefeito de Alfredo Chaves, o tucano buscou uma solução para as estradas da divisa entre as duas cidades, com a aplicação do pavimento nos acessos situados na circunscrição de nosso município que ligam à cidade vizinha.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *