segunda-feira,
25 de novembro de 2024

Câmara de Marechal Floriano aprecia Projeto de Lei da LDO 2023 em primeiro turno

Foto: Reprodução portal NC

 

Eduardo Antunes

 

O Poder Legislativo de Marechal Floriano esteve reunido na noite da última terça-feira (31) no Plenário Pedro Schunk, para apreciação, em primeiro turno, do Projeto de Lei 057/2022 que versa sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício financeiro de 2023, do Poder Executivo. Após a primeira discussão, o projeto da LDO 2023 irá para segunda discussão e apreciação do Plenário na próxima Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 14.

 

Navar Boeno (PSB)

 

Navar Boeno (PSB) sugeriu, ao poder público municipal, a instalação de bicicletários em pontos estratégicos da cidade, para a melhor organização das ruas do centro. A causa animal é uma bandeira que o vereador defende. Durante a Sessão, o socialista fez solicitação à presidência da Casa, para a Câmara ser  um ponto de coleta de doações de ração, para uma ONG que atua no segmento de proteção aos ‘pets’.

 

Abrão Kiffer (PTB)

 

Abrão Kiffer (PTB), em sua fala, fez a defesa da substituição dos quebra-molas, instalados em vias, como as avenidas Arthur Haese e Gustavo Hertel, por fiscalização eletrônica de velocidade. De acordo com o petebista, tal mudança promoverá maior segurança a todos os usuários, sejam eles, condutores, ou pedestres.

 

Natalino Bianqui (PRTB)

 

Natalino Bianqui (PRTB) abordou o problema da alta velocidade de veículos e motocicletas, que transitam nas proximidades de escolas situadas no interior do município. Bianqui busca soluções junto ao poder público, como sinalização para orientar quem trafega nestes locais.

 

O parlamentar solicitou, também, o transporte para integrantes do grupo da terceira idade. Uma encosta, situada nas imediações do local, conhecido como ‘Ponto Frio’, é motivo de preocupação de Natalino. Após ofícios e questionamentos, o problema ainda não foi solucionado, relata o vereador.

 

Maylson Littig (PSB)

 

Maylson Littig (PSB) agradeceu ao governo do Estado pela realização de obras no município, como uma creche e uma unidade de saúde, no trevo de Paraju. A pavimentação, de dois quilômetros de estrada, na localidade de Soído de Baixo, também foi motivo da gratidão do socialista, com o Executivo estadual.

 

Dório Braun (Rede)

 

Dório Braun (Rede) agradeceu ao executivo, pelo atendimento de demanda de seu mandato, referente ao serviço de roçagem na rodovia que liga Rio Fundo a outras localidades próximas.

 

O ensino de línguas tradicionais para as crianças, nas escolas das comunidades onde as famílias mantêm a cultura de seus antepassados, com o uso cotidiano dos idiomas, alemão e italiano, é uma demanda levantada por Braun, junto a Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

 

Cezinha Ronchi (PSDB)

 

Cezinha Ronchi (PSDB) fez o pedido para a drenagem, pavimentação e iluminação na ladeira Mário Schunk, que liga a comunidade de Costa Pereira ao centro de Marechal Floriano, pela Rua Delimar Schunk. 

 

O presidente da Casa informou que uma academia será instalada no distrito de Araguaya, ao mesmo tempo, o vereador ponderou sobre a necessidade de um professor de educação física para orientar os usuários da terceira idade. Ronchi também fez solicitação para a melhoria na via de ligação entre Santa Maria e Victor Hugo.

 

Felipe Delpuppo (Rede)

 

Felipe Delpuppo (Rede) informou que estão sendo atendidos pedidos de seu mandato, como o calçamento na Rua Germano Schunk e a área da torre, no “Morro da Macefel’, com a realização de um serviço, onde chamou de ‘mini praça’, que servirá como mirante, sendo um incentivo para o turismo no município e para a visita de moradores da cidade que desejarem apreciar o visual panorâmico de Marechal Floriano.

 

Delpuppo também fez indicações, onde pleiteia iluminação entre Araguaya e Santa Maria, um centro de apoio ao turista e pavimentação no Vale das Palmas.

 

A próxima Sessão Ordinária, da Câmara Municipal de Marechal Floriano, será realizada no dia 14/06, no horário regimental, com transmissão pelos seus perfis nas redes sociais.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *