Foto: Ellen Campanharo
Redação
Na semana em que se comemora o Dia do Jornalista (7 de abril), a deputada Janete de Sá (PMN) protocolou a Indicação 826/2021 ao governo do estado pedindo prioridade na vacinação dos profissionais de imprensa contra a Covid-19. Decretos do governo federal e estadual consideram a atividade jornalística como essencial diante da pandemia de Covid-19.
“Os jornalistas estão na linha de frente de trabalho, que passa por contatos diretos com profissionais de saúde, pacientes e seus familiares, com o objetivo de informar a verdade dos fatos. O trabalho desses profissionais é imprescindível para transmitir à população, através das notícias, as orientações sanitárias que contribuem para a prevenção da Covid-19. De acordo com o sindicato da categoria, no exercício da profissão, jornalistas estão sendo infectados e já foram registradas mortes de profissionais por Covid-19 no Espírito Santo”, destacou a parlamentar em sua justificativa.
De acordo com o dossiê elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Covid-19 matou 169 jornalistas entre abril do ano passado e março deste ano. O Brasil é o país com maior número de mortes de profissionais da imprensa no mundo.
O dossiê também mostra que, em apenas três meses de 2021, o número de óbitos ultrapassou todo o ano de 2020. No ano passado, foram registradas 78 mortes de abril a dezembro. Em 2021, são 86 vítimas, percentual 8,6% maior que o total de 2020.
“Os números são alarmantes e por isso estamos tentando sensibilizar o governo sobre a importância da vacina para os profissionais de imprensa, que, com informações verdadeiras e responsabilidade, têm ajudado a salvar vidas nesse momento de pandemia”, declarou ainda a deputada Janete de Sá.
A indicação da parlamentar pede que sejam imunizados com prioridade jornalistas, cinegrafistas, fotógrafos, motoristas e profissionais que atuam nas redações de jornais, sites e revistas no Espírito Santo.