sábado,
21 de dezembro de 2024

Saúde

Inicia vacinação contra a Covid-19 de idosos de 75 a 79 anos no ES

Foto: Hélio Filho/Secom

 

Redação

 

O Governo do Espírito Santo deu início, nesta quinta-feira (11), à vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) de idosos de 75 a 79 anos. A abertura da Campanha de Vacinação Estadual contra Covid-19 para este público ocorreu em evento simbólico realizado no auditório da Unidade de Saúde de Vila Bethânia, em Viana, com as presenças do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

 

O Estado fará o envio de imunizantes aos municípios com o quantitativo de 15% da D1 para a vacinação de idosos de 75 a 79 anos (66.902 de população total).

 

“Vacinar é importantíssimo, então vacine-se. Infelizmente temos poucas vacinas, por isso neste momento se proteja. Se recebermos mais vacinas, podemos vacinar todos e iniciar a faixa etária acima dos 70 anos. As vacinas chegam aos poucos, mas estamos nos esforçando para chegar às pessoas, para que possamos imunizar e impedir o crescimento da circulação do vírus”, lembrou o governador.

 

Casagrande destacou que o Espírito Santo vem criando novos leitos de UTI e Enfermaria para atendimento a pacientes com Covid-19 desde o início da pandemia, contudo, a taxa de ocupação de leitos e o número de óbitos estão crescendo. “Se não conseguirmos conter essa nova onda de infecções com medidas de distanciamento social, como o uso de máscara e evitando aglomerações, talvez tenhamos que aumentar as restrições comerciais e sociais. Não é o que queremos. Estamos vendo isso acontecer em outros 20 estados, porém, seguimos aqui sob controle”, alertou.

 

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, comemorou o avanço na vacinação dos grupos prioritários. “Momentos como os de hoje são passos sólidos que estamos dando no avanço da imunização contra a doença no Espírito Santo. Temos uma velocidade muito rápida em receber as vacinas e logo distribuir para a população”, salientou.

 

Nésio Fernandes citou que o Governo do Espírito Santo se preparou, mas encontra o desafio de novas doses serem disponibilizadas e que para isso, busca materializar a compra de imunizantes pelo Estado. “Estamos buscando materializar a compra de novos imunizantes para que consigamos avançar mais rapidamente na imunização da população”, disse.

 

Depoimentos

 

A manhã na Unidade de Saúde de Vila Bethânia tinha um ar diferente. De esperança, felicidade e ansiedade com a chegada das doses para aqueles que as aguardavam. A idosa Lindalva Miranda dos Santos, de 76 anos, a primeira a ser vacinada em Viana, já tem planos para o futuro. “Devido ao isolamento social, acabei ficando mais distante da minha irmã. Mas, depois que estiver totalmente imunizada, quero poder visitá-la e matar essa saudade”, relatou.

 

“Eu quase não dormi essa noite esperando para este momento. Ontem o agente de saúde foi à minha casa para informar sobre a vacina e não me contive, saí ligando para toda família”, disse Maria de Lourdes Fernandes, de 75 anos. A ansiedade foi tanta que a senhora foi uma das primeiras a chegar à Unidade nesta manhã.

 

Sentimento também compartilhado por Joselino Pereira, de 75 anos, que recebeu também a primeira dose da vacina do Instituto Butantan. “Fiquei muito feliz quando fui comunicado que seria vacinado hoje. Quero poder voltar a visitar meus amigos e resolver minhas coisas. Essa vacina vai nos trazer liberdade!”, falou.

 

A volta à rotina e aos afazeres de antes também é destaque na fala da Cláudia Furlani, de 76 anos: “Espero que todos possam ser vacinados logo e que a nossa rotina volte ao normal. É muito importante estarmos aqui hoje sendo vacinados. Estamos nos protegendo e cuidando do próximo.” 

 

Mais de 50 mil doses entregues nesta semana

 

Nesta última quarta-feira (10), o Espírito Santo recebeu 50.200 mil doses de CoronaVac (Sinovac/Butantan). Além do envio de imunizantes aos municípios com o quantitativo de 15% da D1 para iniciar a vacinação de idosos de 75 a 79 anos (66.902 de população total); serão encaminhadas doses para completar 100% da D1 de idosos de 80 a 84 anos (atual cobertura de 81%); doses para completar 100% da D2 de idosos de 90 anos ou mais; e 3% de D1 para trabalhadores da saúde, totalizando 94% de cobertura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro