sábado,
28 de dezembro de 2024

Saúde

Cachoeiro recebe mais 3.022 doses de vacina contra Covid-19

Foto: Márcia Leal/PMCI

 

Redação

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, nesta terça-feira (9), mais 3.022 doses da vacina Coronavac, imunizante contra a Covid-19. Com isso, o total de doses recebidas pelo município chega a 8.914.

 

Das novas doses que chegaram, 774 serão direcionadas à primeira aplicação nas pessoas que compõem o público-alvo da primeira fase da campanha. As outras 2.248 serão utilizadas para aplicar a segunda dose em quem já foi vacinado, procedimento a ser iniciado em 18 de fevereiro.

 

Até a tarde desta terça-feira, 5.274 cachoeirenses foram vacinados contra a Covid-19. O público-alvo desta primeira fase abrange pessoas com mais de 60 anos acolhidas em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), funcionários dessas instituições, trabalhadores da saúde e idosos com mais de 90 anos.

 

“Aos poucos, estamos avançando com a campanha de imunização, algo fundamental para reduzirmos a quantidade de pessoas hospitalizadas e mortas por complicações da Covid-19. Entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido, e é preciso que todos continuem atentos aos protocolos sanitários, incluindo quem já foi vacinado” destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

 

Vacinação domiciliar de idosos

 

Do total de vacinados, 377 são idosos com mais de 90 anos que receberam as vacinas em suas próprias residências. Pelo menos 520 pessoas de Cachoeiro fazem parte desta faixa etária, e a vacinação domiciliar se estenderá pelos próximos dias.

 

Os idosos com mais de 90 anos estão sendo identificados a partir de levantamentos da Semus. Entretanto, os responsáveis por essas pessoas podem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para solicitar a vacina – veja a lista de UBS na página da Secretaria Municipal de Saúde.

 

“Os profissionais responsáveis pela vacinação domiciliar estão se dirigindo até as residências devidamente caracterizados, com jaleco e carro oficial da Prefeitura de Cachoeiro, e se identificam imediatamente. As aplicações acontecem somente em dias úteis, das 7h às 16h”, lembra o secretário municipal de Saúde.

 

Coronavac e Oxford

 

Das doses que chegaram a Cachoeiro, 6.734 são da Coronavac e 2.180 da vacina de Oxford/AstraZeneca. Para ambas, é necessário que a pessoa vacinada receba duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, no caso da Coronavac, e de cerca de 12 semanas, para a vacina de Oxford.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro