Foto: Divulgação
Renata Bomfim destacou que, “o viveiro de soltura é um importante instrumento de educação ambiental''. |
Por: Redação do portal Notícia Capixaba
Vários animais silvestres foram soltos nesta quinta feira (3), em uma ação realizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA-ES. Os animais haviam sido apreendidos e estavam em observação no Centro de Triagem de Animais Silvestres.
A soltura foi monitorada pelos órgãos ambientais e foi realizada na Reserva Natural Reluz, localizada em Boa Esperança, zona rural de Marechal Floriano, para evitar a recaptura por caçadores. Além disso, foram escolhidos locais com incidências da espécie para garantir adaptação e reprodução.
A Reserva Natural Reluz é um sonho compartilhado pelo casal Renata Bomfim e Luiz Bittencourt, que adquiriu a área em 2007 e, motivado pelo amor pelos animais e pelas árvores, passou a cuidar da mata, a realizar reflorestamento e a desenvolver ações de educação ambiental.
A Reserva foi averbada como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no dia 23 de novembro de 2017, o que assegurou à sua preservação o caráter de perpetuidade.
A soltura de pássaros silvestres na RPPN foi o marco inicial do Projeto Revoar, que prevê a construção de um viveiro de reabilitação e soltura de pássaros silvestres apreendidos pela polícia ambiental vitimas de tráfico, atropelamento, cativeiro irregular, entre outros tipos de crimes ambientais, ele também é parte importante do projeto de educação ambiental da Reserva, destinado às crianças, jovens e adultos.
Renata Bomfim destacou que, “o viveiro de soltura é um importante instrumento de educação ambiental, pois ele ensina, emociona e engaja as pessoas no processo de preservação, evitando que animais silvestres sejam presos e comercializados ilegalmente. Que seja a primeira de muitas”.