sábado,
19 de abril de 2025

Cultura

Cine; Ema 2019 divulga filmes selecionados

Foto: Debora Benaim

 

Redação 

 

O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo divulgou a lista de filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas Metragens 2019 e Mostras Paralelas. Foram recebidas 139 inscrições avaliadas por um comitê formado por especialistas na área. A seleção contou com a direção de curadoria de Ursula Dart, coordenadora de projeção do festival. Além dos filmes inscritos, outras obras foram convidadas pelo comitê para integrar a seleção.
 

O evento é tradicionalmente patrocinado pela BRK Ambiental, que reforça a importância do festival em Cachoeiro de Itapemirim, que, neste ano, recebe o evento nos dias 13 e 14 de setembro, no distrito de Burarama. “A ideia é trazer para Cachoeiro ações que promovam cultura e contribuam com a educação socioambiental das comunidades”, afirma a responsável pela Comunicação da empresa em Cachoeiro de Itapemirim, Rosa Malena Carvalho.
 

Segundo Rosa Malena, promovendo a consciência social e ambiental nas comunidades é possível também transmitir as noções de pertencimento e cooperação, buscando soluções locais para desafios que são globais. “Utilizar o trabalho socioambiental, por meio de iniciativas como o Cine.Ema, é mais um passo que damos para a construção de uma Cultura de Saneamento”, destacou.
 

Para a 5ª Mostra Nacional Competitiva foram selecionados 11 curtas-metragens dos gêneros ficção, animação e documentário, que representam nove estados brasileiros: Espírito Santo, Amazonas, Pernambuco, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraíba. As obras selecionadas terão caráter competitivo e disputam o troféu de reconhecimento do festival.
 

Já a Mostra do Cine.Eminha, que difunde filmes ambientais para a garotada, conta com quatro títulos, que representam três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A mostra é realizada pela segunda vez consecutiva e integra outras atividades musicais, teatrais e reflexivas para as crianças.
 

O comitê de seleção do Cine.Ema 2019 foi formado pela doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Tetê Mattos; pelo diretor da Yaneramai Films, Marcelo Cordero; pela doutora em comunicação e semiótica pela PUCSP, Solange Alboreda; e pela diretora e mestra em Comunicação e Territorialidades pela Ufes, Ursula Dart.

 

Uma novidade trazida pelo festival em 2019 é a realização da 1ª Mostra Mulheres, evidenciando a força e o lugar do feminino na relação com a natureza e o audiovisual. Foram selecionadas quatro obras dirigidas por mulheres de regiões como Pernambuco, Espírito Santo, Pará e Colômbia.

 

O Cine.Ema é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania, com o apoio da TV Gazeta Sul – afiliada Rede Globo, e patrocínio da BRK Ambiental, do Banestes e do Grupo Águia Branca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Cultura

Alfredense participa de livro que homenageia mulheres escritoras

Cultura

Professora alfredense lança primeiro livro e destaca comunidade onde vive

Cultura

Alfredo Chaves marca presença na 8ª edição do Dia Nacional do Imigrante Italiano

Cultura

São Bento de Urânia celebrou tradição e sucesso da 59ª Festa da Uva e do Vinho

Cultura

Festa Italemanha de Marechal poderá se tornar patrimônio do ES

Cultura

Gratidão, fé e cultura unem comunidade de Araguaya em torno de natal tradicional na vila italiana de Marechal Floriano

Cultura

Araguaya um pedacinho da Itália promove ‘Encontro da Cultura Italiana’ neste final de semana

Cultura

Projeto declara Festa da Polenta patrimônio em Venda Nova