Foto: Debora Benaim
![]() |
Redação
O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo divulgou a lista de filmes selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas Metragens 2019 e Mostras Paralelas. Foram recebidas 139 inscrições avaliadas por um comitê formado por especialistas na área. A seleção contou com a direção de curadoria de Ursula Dart, coordenadora de projeção do festival. Além dos filmes inscritos, outras obras foram convidadas pelo comitê para integrar a seleção.
O evento é tradicionalmente patrocinado pela BRK Ambiental, que reforça a importância do festival em Cachoeiro de Itapemirim, que, neste ano, recebe o evento nos dias 13 e 14 de setembro, no distrito de Burarama. “A ideia é trazer para Cachoeiro ações que promovam cultura e contribuam com a educação socioambiental das comunidades”, afirma a responsável pela Comunicação da empresa em Cachoeiro de Itapemirim, Rosa Malena Carvalho.
Segundo Rosa Malena, promovendo a consciência social e ambiental nas comunidades é possível também transmitir as noções de pertencimento e cooperação, buscando soluções locais para desafios que são globais. “Utilizar o trabalho socioambiental, por meio de iniciativas como o Cine.Ema, é mais um passo que damos para a construção de uma Cultura de Saneamento”, destacou.
Para a 5ª Mostra Nacional Competitiva foram selecionados 11 curtas-metragens dos gêneros ficção, animação e documentário, que representam nove estados brasileiros: Espírito Santo, Amazonas, Pernambuco, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraíba. As obras selecionadas terão caráter competitivo e disputam o troféu de reconhecimento do festival.
Já a Mostra do Cine.Eminha, que difunde filmes ambientais para a garotada, conta com quatro títulos, que representam três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A mostra é realizada pela segunda vez consecutiva e integra outras atividades musicais, teatrais e reflexivas para as crianças.
O comitê de seleção do Cine.Ema 2019 foi formado pela doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Tetê Mattos; pelo diretor da Yaneramai Films, Marcelo Cordero; pela doutora em comunicação e semiótica pela PUCSP, Solange Alboreda; e pela diretora e mestra em Comunicação e Territorialidades pela Ufes, Ursula Dart.
Uma novidade trazida pelo festival em 2019 é a realização da 1ª Mostra Mulheres, evidenciando a força e o lugar do feminino na relação com a natureza e o audiovisual. Foram selecionadas quatro obras dirigidas por mulheres de regiões como Pernambuco, Espírito Santo, Pará e Colômbia.
O Cine.Ema é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania, com o apoio da TV Gazeta Sul – afiliada Rede Globo, e patrocínio da BRK Ambiental, do Banestes e do Grupo Águia Branca.