Abriu oficialmente ontem (27) a programação da 30ª edição da Sommerfest – Festival da Imigração Alemã com homenagens aos nossos antepassados. O dia foi escolhido especialmente por ser a data exata da chegada das primeiras dos primeiros imigrantes (38 famílias e um rapaz) ao município, em 1847.
O evento segue até domingo com mais de 40 atrações culturais de dança e música alemã. Desfile Cultural, Concurso da Rainha e Princesas, Concurso do Lenhador e Jogos Germânicos – Foto: PDM/Secom |
Logo pela manhã foi realizada a tradicional cerimônia ecumênica no Marco da Colonização Alemã, em Biriricas. Abrigados por um ingazeiro, plantado em 1989 pelo morador de Biriricas, Germano Bullerjahn, participaram do momento descendentes das primeiras famílias a chegarem à região, moradores locais e autoridades.
O momento de oração foi presidido pela diácona luterana Irleci Klitzke Thomas e pelo diácono católico Luciano Schultz. “Este é o momento de relembrarmos a memória daqueles que chegaram à região para buscar uma nova vida. Eram tempos difíceis, mas tementes à Deus e confiantes na fé, venceram”, comentou a religiosa.
Após a cerimônia no Marco da Colonização, foi realizado um segundo momento de oração no Cemitério dos Imigrantes, onde estão sepultados 54 imigrantes, entre eles dois líderes religiosos luteranos, o primeiro pastor Julius König e o segundo pastor, Constantin Held.
As homenagens aos imigrantes alemães seguiram com o depósito de flores no monumento ao Imigrante Alemão, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, e a apresentação do grupo de danças folclóricas Heimatland Volkstanzgruppe Aus Pinhalzinho, de Santa Catarina, na Rua de Lazer.
Programação
A trigésima edição da Sommerfest – Festival da Imigração Alemã, continua de quarta (30) a domingo (03), com mais de 40 atrações culturais de dança e música por toda a cidade, além do Concurso da Rainha e Princesas, Concurso do Lenhador, Desfile Cultural, Jogos Germânicos e Pedal do Chucrute.
Conheça as candidatas a Rainha e Princesas da 30ª Sommerfest, em Domingos Martins
Eleição das representantes oficiais da festa será na quinta-feira (31) – Foto: PDM/Secom |
Elas são bonitas, moradoras de diversas localidades de Domingos Martins e, em comum, têm o sonho de se tornar rainha da Sommerfest – Festival da Imigração Alemã. O concurso que vai eleger as representantes oficiais da festa será realizado nesta quinta-feira (31), às 20h, no palco principal da Sommerfest, montado na área de eventos em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt.
Todas participaram, na última sexta-feira (25), de uma sessão de fotos na Praça Dr. Arthur Gerhardt. Para concorrer ao posto, as candidatas devem atender a uma série de requisitos: ter idade entre 16 e 26 anos, completos até o dia 31 de janeiro deste ano; ter descendência germânica comprovada por meio de Certidão de Nascimento própria, dos pais ou dos avós; ser residente do município de Domingos Martins; apresentar estado civil solteira e não ter filhos.
Outros requisitos são: estar matriculada no Ensino Fundamental, Médio, EJA ou ser graduada e frequentando as aulas; residir no município de Domingos Martins há pelo menos dois anos; ter boa conduta, apresentar padrões de comportamento e relacionamento condizentes ao título almejado; não estar respondendo por nenhum processo de ordem civil e criminal; gozar de boa saúde; e não ter sido eleita Rainha da Sommerfest nos três concursos anteriores.
O corpo de jurados será escolhido pela Comissão Organizadora, sendo constituído por um número ímpar de pessoas. Os critérios para a escolha da rainha e das princesas serão representatividade, postura e desenvoltura na passarela, conhecimento da cultura alemã em Domingos Martins, beleza e elegância, e simpatia.
Uma vez eleitas, rainha e princesas deverão participar de toda a programação da 30ª Sommerfest. Além disso, as vencedoras deverão estar, sempre que forem requeridas, à disposição para viagens e participações em festas, feiras, eventos, confraternizações e demais trabalhos que o cargo impõe no período de fevereiro 2019 até a próxima eleição, durante a 31ª Sommerfest.