Na tarde da ultima terça (17), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) identificou um desmate de 13.000 m² de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica na localidade de Rio Bonito, zona rural do município de Santa Maria de Jetibá, região Serrana do Estado.
Conforme informação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a equipe de policiais militares conseguiu evitar um dano ainda maior, ao flagrar o desmate ainda em andamento, que era realizado com a utilização de uma escavadeira hidráulica.
Desmate na localidade de Rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá (Foto: divulgação PMES) |
A supressão de vegetação estava sendo executada sem a autorização de exploração florestal emitida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), documento obrigatório para autorização da atividade de corte de vegetação nativa, exigido em todo território capixaba.
No local, as atividades foram imediatamente paralisadas, havendo a apreensão da máquina utilizada para a infração, bem como da madeira resultante do desmatamento.
O proprietário da área e o operador da escavadeira foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil no município de Santa Maria de Jetibá/ES, para realização dos expedientes necessários e demais procedimentos cabíveis.
A população pode auxiliar o BPMA a impedir danos ambientais de maiores proporções, realizando denúncia por meio dos telefones 190 e 181.