Enquanto 26 municípios do Espírito Santo perderam recursos das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Marechal Floriano manteve o repasse da verba e permanece com todas as equipes trabalhando e todas as unidades de saúde funcionando plenamente.
Foto: Site Notícia Capixaba/Informação da PMF/secom |
A informação foi publicada no site do Ministério da Saúde e reproduzida pela página do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado do Espírito Santo (Sindacse).
A Portaria número 1.717, de 12 de junho de 2018, publicada na semana passada, tem por objetivo descredenciar equipes de Estratégia de Saúde da Família que não cumpriram com o prazo de entrega de dados, conforme determina a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
“Graças aos nossos servidores, que são capacitados para esse trabalho, e empenho dos nossos coordenadores e de toda a equipe da Saúde, conseguimos manter esses recursos e todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família trabalhando e cobrindo 100% do nosso município. Tudo graças ao apoio do prefeito Cacau Lorenzoni, que não mede esforços para investir e manter um atendimento de qualidade para a população de Marechal”, frisou o secretário municipal de Saúde, Fernando de Mello.
É importante ressaltar que este é um recurso mensal considerável para manter as ESFs e as unidades de saúde funcionando plenamente. Segundo a Portaria publicada no site do Ministério da Saúde, 118 equipes de ESFs, de 26 municípios capixabas, foram descredenciadas.